11/25/2003

É válido
A gente não precisa criar as coisas, não precisa ser o autor das coisas. Muitas vezes, divulgar uma boa obra alheia já é o suficiente. Não é preciso ser D'us, basta praticar e divulgar seus ensinamentos para fazer um mundo melhor.
Madonna deve ter pensado isso em algum momento. Ontem, eu e minha filha lemos o livro "As maçãs do Sr. Peabody", da cantora. Ao final do livro, Madonna diz que o texto foi inspirado (eu acho que foi reescrito) em uma história do Baal Shem Tov, que viveu no século XVIII, filho de um Rabino, que tornou-se um sábio sagrado, por assim dizer. Baal Shem Tov passou muitos ensinamentos em forma de histórias, contos cheios de lições de vida. Dizem que se você acreditar em todas essas histórias miraculosas você é um bobo mas se você não acreditar em nenhuma delas, é mais bobo ainda...
Madonna apaixonou-se pelo judaísmo, pela Cabala, converteu-se judia (ela agora é Esther) e re-escreve histórias chassídicas
Aqui, por exemplo, você encontra o exato argumento do livro de Madonna. (a saber: desfazer uma fofoca injusta sobre uma pessoa é como querer recolher as penas de um travesseiro espalhadas ao vento. não há como juntá-las todas, assim como não há como desmentir os boatos passados a cada pessoa. )
Mesmo assim acho o trabalho dela muito válido. Ela está usando seu nome, construído com seu talento e competência, para espalhar bons ensinamentos, mesmo que o lucro fique com ela. dinheiro não é pecado.
Nem sucesso.

Nenhum comentário: