6/06/2004

Chupadas

Quando a rádio metropolitana resolveu chupar o programa de maior sucesso da jovem pan fm na época, o 'boi na linha', tomou uma atitude bacana: deu o nome de 'chupim' para o programa, assumindo a cópia-homenagem.

Este tipo de atitude, no entanto, é rara. em geral, todo mundo chupa as idéias alheias sem o menor puder, sem pagar direitos autorais, sem sequer render uma homenagem a quem lhe fornece o pão gratuitamente em seu prato.

As colunas de humor de mídia impressa sempre chuparam as piadas criadas no rádio. a tv sempre chupou outros programas de tv. há quem sobreviva há anos apenas chupando textos prontos de todas as fontes sem jamais ter criado uma linha, buscado uma notícia, entrevistado uma celebridade.

A TV, que sendo a mídia soberana sente-se no direito de chupar tudo de todos, internet, revista, rádio e a própria tv, percebe com atraso o que o público quer. O caderno de TV do Estadão, o Telejornal, comenta hoje que o Domingo Legal está chupando o Pânico na TV. Agora que esta humor trash já está testado, fica super fácil copiar tudo pronto na cara dura. Não vi a cópia, mas Emilio Surita diz que não tem graça.

A publicidade também é famosa por chupar idéais internacionais. Felizmente, os tempos mudaram. Antes, só quem tinha grana pra viajar e comprar aqueles anuários estrangeiros é que podia chupar as coisas sem que ninguém encontrasse a fonte. Com a internet fica fácil achar os impostores.

Mas não há muito a comemorar. Muitos impostores e copiadores passam a vida usando deste expediente sem nenhuma punição. Casos como o do chinês Law, rei da cópia no mundo material e não só no das idéias, que foi preso, são pouquíssimos. (aliás, eu soube que ele era pasteleiro. é verdade isso? que coisa... vai ver de tanto vender vento quente descobriu que era fácil vender um monte de nada para todos...)

Só pra encerrar o post, pior do que chupar são as 'explicações dadas pelos chupadores'. Um famoso jornalista que chupa dos outros diz que 'piada não tem dono' e extende isso para piadas criadas por redatores de humor profissionais. Uma emissora de TV que chupa textos da internet diz que 'se está na Internet é de domínio público', mostrando a ignorância e o despreparo de pessoas que deveriam ter informação. Resta esperar que lá no inferno, tenha um compartimento com canudinhos cheios de enxofre destinado especialmente para quem passou a vida ganhando no mole, chupando o trabalho alehio...

Nenhum comentário: