feeds
No final dos anos 90 eu apresentava um programa de notícias diário, ao vivo e usava uma ferramenta genial, o pointcast. Destaque de revistas como a Wired e a Fast Company, o Pointcast parecia ser a revolução das notícias ondemand, o fim da navegação sem rumo em busca de notícias do mundo todo. Criado em 97, o serviço de broadcast era gratuito e entregava em seu desktop, de forma customizada, as últimas notícias que o usuário selecionava entre centenas de fontes, cerca de 700. Você não precisava ir atrás das notícias, elas vinham até seu desktop.E mais: havia também a versão 'ticker', uma barrinha que você deixava no alto do browser e que atualizava as notícias para você o tempo todo. Isso, no tempo do dial-up e dos modens de velocidade 14400 kbps.
Depois do pointcast, vieram outros similares, como o infogate. Para ver mais é só entrar no waybackmachine, do webarchive , digitar www.pointcast.com e clicar à vontade no passado. Tudo isso acabou. Mas agora, há algo muito similar e provavelmente, mais inteligente, os feeds.
Sempre que preciso saber o significado de alguma coisa ligada à tecnologia,vou direto ao whatis.com. RSS feed é um método de obtenção de conteúdo web, que 'alimenta' (feed) o usuário a partir de pubicações online. RSS, Rich Site Summary, é um aplicativo desenvolvido inicialmente para a Netscape, mas que funciona para qualquer browser hoje. Na prática, você instala um programa 'leitor', que parece um outlook de notícias. Na coluna da esquerda, onde voce teria suas pastas de email, você tem os canais de notícias. No lugar das mensagens que chegam na caixa postal, você tem as manchetes. E no painel onde você lê o corpo do email, você tem os textos de cada manchete, uma janela do browser. Veja, os print screens de programas de leitura rss como o sharp reader e o rssreader.
Sofri um pouco para instalar os programas. No laptop, sem problemas, deu tudo certo.Foi só uma questão de atualizar o windows XP. Mas no PC, que roda windows 2000, não funciona, simplesmente. Bia Kunze, a Garota sem Fio, me orientou para colocar o feed no meu blog, através do Interney. No moblog, o rss já está lá para quem quiser adicionar.
Se alguém se interessar, posso explicar melhor. Ou pedir pra Bia explicar mais. Por enquanto, é isso.
Ah, sim o diretório brasileiro de feeds é o www.feeds.com.br, os top 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário