8/13/2003

Todo Mundo Tem

- Todo mundo tem vontade de aparecer, de ser relevante, de sentir-se importante, em maior ou menor escala.

Quem assume, vai atrás e batalha pra conseguir uma pontinha. Leva cartaz pro estádio com recado pro Galvão Bueno, fica na fila do auditório pra ver se a câmera mostra no ar, faz papagaio de pirata em foto de artista, dá tchau na multidão. Todo mundo quer, aparecer na televisão.

Quem não assume e não tem coragem de tentar, opta por negar o desejo criticando quem quer. São as pessoas amargas que fazem da vida do outro seu motivo de viver. Sempre projetam no outro seus desejos inconfessos e, por não saberem disso, acabam dizendo na crítica o que realmente desejam. Um dia, elas chegam lá.

Quem já aparece quer aparecer mais, por novas vaidades. As gostosas exibem o corpo sempre que podem. Os inteligentes fazem questão de dizer coisas que pareçam inteligentes aos outros. Os atléticos tiram fotos em poses de contorcionista. Os ricos ostentam suas posses. Tudo, tudo, para aparecer.

Tem gente que é, de fato, low profile e quer apenas observar. São raras exceções. Raríssimas. E até mesmo essas pessoas que não desejam estar na grande mídia, sentem uma vontade similar em relação a um círculo pessoal de amigos, num clube, numa academia, num hospital, num curso. Ou então, querem que sua obra, seu quadro, seu livro, sua roupa, apareça.

No grande espetáculo da Terra, todos nós, aparecemos aqui, assim, do nada, sem saber, sem pedir pra nascer. Não conseguimos responder à pergunta "onde estávamos" ou "o que éramos", antes de sermos concebidos.
Mas, uma vez que aqui estamos, queremos, ser...aplaudidos.

(Você clica, agradece, manda beijos e despede-se. Cortina fecha, todos se vão)


Nenhum comentário: