7/09/2002

Fio Maravilha, nós gostamos de você, do jeito que era antes!
Toda vez que ouço a versão para rádio de "Fio Maravilha", de Jorge Benjor, fico revoltada. Por que ele foi mudar o nome do jogador, Fio Maravilha, para "Filho Maravilha"?
Pesquisando na web, passando por todos os sites odontológicos chamados Fio Maravilha que promovem o uso do indispensável e higiênico fio dental, encontrei a explicação:
"O nome Fio Maravilha, da versão original, foi substituído por Filho Maravilha para evitar problemas com os direitos de imagem do ex-jogador" .

Foi isso mesmo, está numa entrevista da Revista Raça, Jorge foi processado por Fio Maravilha, com direito a oficial de justiça na porta e tudo. O mais louco é que Benjor conta que quando foi tocar em São Francisco, o Fio foi no show e moitou. Ele é dono de um restaurante na cidade.

Mas não estou totalmente convencida ainda. Jorge Ben era Jorge Ben e mudou pra Benjor por problemas com direitos autorais. Agora, muda o apelido do Fio Maravilha, para Filho Maravilha (embora, como diz a entrevista abaixo linkada, o 'Fio' era o jeito de sua mãe pronuncia 'Filho' mesmo). Se for assim, porque ele mudou a palavra "galera" de "e a galera agradecia assim cantava" , como estava no original para 'a magnética'? Vai me dizer que a galera inteira também ía processar o Jorge por direitos autorais?? A galera reclamou?

Eu gostava mais como era antes...mas entendo. Quando o oficial de justiça bate à porta, o bom humor sai pela janela.

(foto acima veio deste site, ao qual agradeço)

.Entrevista com João B. de Sales, o "Fio Maravilha", que mora em São Francisco, com foto recente.


.