12/21/2003

Cabeça oca

Eu tenho, tu tens, ele tem, ela tem. Todos nós temos M na cabeça. A diferença é que alguns disfarçam e outros, assumem. Alguns tem mais e outros, menos.
Entre os temas mais recorrentes e que mais dá bandeira da loucura é a vontade de emagrecer. Eu, que sempre fui louca de carteirinha, já me curei de um desses males, justamente o que está mais em moda, o de tomar remédio para emagrecer, seja ele para este fim ou remédios que têm a perda de apetite como efeito colateral.

É a coisa mais insensata, mais imbecil e no entanto, todos nós já passamos por isso.

Atire o primeiro comprimido quem nunca tomou nenhum remédio para conseguir aquilo que não consegue por esforço próprio, aquilo que a paciência e a razão não conseguem esperar.

São milhões de garotas, de garotos, de adultos, tomando diuréticos para se iludir, perdendo água que vai ser reposta depois só pra ver a balança diminuir o número. São milhões, de garotos e garotas, que tomam laxante para se livrar de um peso que está só na consciência. São milhões de garotas e garotos que tomam bola, bomba, antidepressivos, reguladores de humor, efedrinas (é esse o nome?) e outras porcarias, porque 'a amiga tomou e emagreceu', a vizinha recomendou, o professor comentou. Médico que é bom, nada.

Eu também quero emagrecer. Mas quero muito mais ter paciência, aprender a ter disciplina, ter uma rotina de exercícios, de caminhada, de corridas, uma rotina de natação. Quero conviver comigo pela verdade. Quero ser forte por fora E por dentro. Sei lá, sempre tive a impressão de que essas soluções são coisas de quem gosta de roubar no jogo. No jogo da própria vida.

Mas quem sou eu pra censurar. Estou aqui apenas pensando que a grande vitória é a interior.

Li outro dia num texto até comentei, um texto do Flavio Gikovate, que a auto estima não vem da imagem do espelho, que pode ser simplesmente uma imagem comprada com cirurgia ou adquirida temporariamente à base de remédios. A verdadeira auto estima vem da capacidade da gente conseguir cumprir metas pelo esforço. Vem de conseguir pequenas vitórias, como resistir a um impulso, seja ele o de devorar o rocambole pullman inteiro ou a tentação de falar mal de alguém. A auto estima vem do fato de você conseguir ser leal ao menos a UMA PESSOA,VOCE MESMO.

Porque, sejamos sinceros, quem não consegue ser leal nem consigo mesmo, dificilmente vai conseguir ser leal com mais alguém.

Nenhum comentário: