5/09/2003

Marketing
Vou preparar uma palestra sobre marketing. E já tenho minha definição pessoal:
"Marketing é comunicação com intenção".

Agora, por exemplo, estou criando algumas sugestões de nomes para dois tipos de eventos. É marketing. O nome tem sempre a intenção de comunicar com uma visão, uma postura do cliente.

Pouca coisa na nossa vida do dia a dia é não-marketing, porque o mundo nos empurra pra isso.

Aqui neste blog, por exemplo, eu tento ser não marketing. Mas o mercado reage mal, esse mercado feito pela maioria, não os queridos leitores. Vou ser mais clara. Se eu colocar a intenção de 'marketing' de ser 'politicamente correta', então, eu tenho que falar bem de todo mundo que está na tv, no rádio, na mídia impressa. TEnho que achar todo mundo lindo e competente e ver o lado bom de todas as pessoas, apenas. Falar mal só de quem é publicamente odiado, como políticos e bandidos. Ou então, criticar apenas a violência, a guerra, a injustiça. E dizer frase vazias como 'temos que fazer alguma coisa' , 'as autoridades competentes não estão tomando atitudes' e etc.

Se eu for não marketing, terei o prazer de me expressar livremente, mas correrei o risco de ser apedrejada por todos aqueles que fazem parte deste mercado viciado no marketing do politicamente correto. e além das lesões, conquistarei inimigos. Se eu criticar uma música da Kelly Key. Pronto. Já tenho contra mim, a Kelly Key, o compositor, o produtor, a gravadora e os fãs.

Mas isso só repercute se quem diz, o que você diz e aonde você diz, tiver relevância.

Um blog não tem muita relevância. Um site pessoal não tem nenhuma relevância. Não para grandes empresas ou para a mídia. Ele só tem relevância para outras pessoas físicas. Algumas vão se incomodar, outras, não. Algumas tomarão atitudes drásticas, outras não.

Então, o melhor a fazer é, ser verdadeira, mas não ter relevância.
Porque quem não tem importância, não incomoda ninguém.
Quando alguém se incomoda com você é porque para ela, você é importante.

Ninguem chuta cachorro morto.
Acho que isso é marketing: marketing é um cachorro vivo!

Nenhum comentário: