12/26/2002

Lições de uma flor
Em julho, no meu aniversário, recebi muitas flores. Entre elas, um lindo vaso com um tipo de orquídea branca que, descobri agora na Internet, chama-se Phalaenopsis. As orquídeas, presente da Connect, através do Marcos Amazonas e suas gentis colaboradoras, duraram muito tempo. Mas um dia, as flores murcharam. O galho, morreu. Mas eu insisti em manter o galho plantado no musgo. Cuidei diariamente da planta, ora mantendo-a no musgo úmido, ora procurando a melhor posição para ela, tentando entender se ela preferia ficar próxima da janela ou um pouco mais à sombra.
Um dia, observei que o galho estava cheio de uma espécie de fungo, um bolor. Limpei a planta (na verdade, pedi à Fátima, nossa oficial de cozinha que a limpasse pra mim) e voltei a cuidar dela. Um dos galhos já estava secando, mas a ponta bifurcada, parecia uma esperança. No começo de dezembro, uma pequena bolotinha despontava como um provável botão.
Na sexta-feira passada, saí de férias. Hoje, ao voltar para duas reuniões, encontrei uma imensa e linda orquídea branca, aberta, soberana. E fotografei-a.
É o triunfo da vida. Uma lição de insistência e confiança. Um resultado da simbiose da esperança com a fé.

(clique na foto para ampliá-la)

Nenhum comentário: