8/02/2003

Para viciar, é preciso atingir o sistema de recompensa e gratificação do cérebro', explica a neurologista Suzana Herculano
Ilustração: Jean-Christophe Houzel


Lá estava meu cérebro procurando distração e ousadia, quando cruzei com a entrevista da neurologista Suzana na GloboNews.

Pesquei algumas coisas, misturei com outras e entendi qual é a do nosso cérebro: palminhas. Ele quer aplauso. Ou melhor, ele quer o motivo do aplauso interior, o cérebro quer...acertar.
Adivinhar e acertar. Prever e acertar. Brincar e acertar. Por isso a gente fica tão feliz, ou melhor, nosso cérebro fica tão feliz quando diz... "tá vendo? eu não disse?? eu sabia! eu sabia antes, eu sabia primeiro!"

Essa pode ser uma explicação para duas coisas, na minha opinião: por quê a gente gosta tanto de música e por quê as crianças gostam tanto de filme repetido. Porque o cérebro já sabe o que vem depois! É só acerto!
Você começa a cantar: ei, você aí... e o cérebro já tá com o resto engatilhado pra acertar. 'me dá um dinheiro aí..."

Bom, entrei na web procurei suzana neurologista e achei, suzana herculano houzel.
Aqui, o site dela, o cérebro nosso.

E ainda uma matéria do UOL ciência explicando tudo. Muito bom;


E, claro, uma notinha do meu cérebro que também adora acertar: qualquer dia, o FAntástico vai dar um quadro pra Dra. Suzana Herculano-Houzel. Quem sabe, depois que seu segundo filho nascer:?

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Rosana,

achei por acaso seu blog hoje, achei muito divertida sua previsão de que um dia o Fantástico me daria um quadro, e queria dizer que seu cérebro pode ficar bem contente porque acertou mais uma vez: eu VOU ter um quadro no Fantástico! A estréia é neste domingo, 9 de novembro de 2008, e o quadro deve ser semanal. Tomara que você goste!

um abraço
Suzana Herculano-Houzel