8/01/2003

Primeiro de Hermannos

O InfoPlease diz que Augustus era sobrinho-neto
de Julio César. Mas o Arcésio de Curitiba diz que Julio César era tio e pai adotivo de Augusto. De qualquer forma, Julio Cesar fez uma reforma no calendário romano e reservou um mês com o nome dele, Julius, o nosso Julho.

Augustus então derrotou Marco Antonio e Cleópatra e o senado romano achou que ele também merecia um mês. O sexto mês, Sextillus, foi escohido pra virar Augustu.

No calendário romano, os meses se alternavam entre 30 e 31 dias, exceto fevereiro, que era pra arredondar as contas, como fazem os contadores das grandes empresas que modificam o balanço. Assim, como Julho, de Júlio César, tinha 31 dias, Agosto teria 30. Mas, Ô, vê se o cara ía aceitar isso. Negociou e ganhou do senado de Roma um dia a mais. Deve ser aquele medo masculino de sempre de ter o bilau comparado ao do outro. Nunca pode ser menor. Pelo menos, igual.

Assim, tiraram um dia do coitado do Fevereiro, que tinha 29 dias e 30 em anos bissextos. Foi assim que Fevereiro ficou só com 28 dias.

Mas não pense que a vontade de ter um mês só seu no calendário ocorreu só a Julius e Augustos, não. O mês de maio, já se chamou Claudius e o louco do Nero transformou Abril em Neronius! Olha a falta de neurônios... Felizmente, essas mudanças duram pouco, talvez, só uns Julios e uns Agostos.

Uma coisa a gente tem que admitir, essa idéia de botar nome no mês do calendário e ficar dois mil anos fazendo propaganda gratuita foi mesmo uma jogada de marketing digna de mestre. Ou melhor, de semestre.

Pra você, um feliz primeiro de Agosto.

(clique na figura para ver a fonte das informações de onde chupinhei tudo)


Nenhum comentário: