8/14/2002

Anforamento em São Paulo.
Sempre fui fã do Asterix. Em meados dos anos 70, quando entrei na USP, pelo último vestibular MAPOFEI (Mackenzi, Poli e FEI), conheci o mundo maravilhoso de Uderzo e Goscinny. Dura como todos os estudantes, juntei centavo por centavo até realizar meu sonho. Comprar a coleção inteira. O idealismo democrático da época, no entanto, fez com que eu sistemticamente emprestasse os fascículos aos amigos que, um a um, foram sumindo. Fascículos E amigos.

Anos mais tarde, um pouco melhor financeirmante, comprei a coleção inteira novamente. Mas o mesmo fato do empréstimo sem volta aconteceu. Desisti de ter a coleção e guardo alguns exemplares dessas duas épocas.

Foi numa dessas traduções do francês para o português que conheci o termo 'anforamento', a versão romana para o engarrafamento da Via Appia. Hoje, São Paulo estava assim. Totalmente anforada. De manhã, levei mais de uma hora. Na volta, idem. Quase 3 horas perdidas no nada. Malditos Romanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só para constar...
eu também fiz o último vestibular MAPOFEI (1975), o 1o. com redação, e entrei na Politécnica... Será que a gente se encontrou na cidade universitária? no bandejão?