11/06/2002

I'm back.
E com algumas novidades sobre direitos autorais na Internet.
Vamos lá. Ainda não existe legislação para a Internet. Todo os casos são 'de direito' e não de fato, assim, cada caso precisa ser estudado. No entanto, o direito autoral se mantém também em relação à web. Há muitos casos de processo em relação a uso de imagem. O problema, na minha opinião, é o que se entende por 'crédito'.

Para mim, a web, entre outras coisas, possui uma biblioteca de 6 bilhões de páginas. Quando fazemos um site, editamos um novo 'livro', com páginas que produzimos e páginas que 'linkamos' ao nosso livro, através do endereço das mesmas.

Assim, um livro ou um site, um blog 'web', não é como um livro material, onde as referências precisam estar na mesma obra física. Um livro ou blog, ou site, pode ter as informações de crédito num outro 'link', por exemplo. Você coloca o link e na próxima página, estão os créditos.
Isso é o que eu penso.

O problema é que muitos advogados e juizes, que julgam os casos, não entendem a Internet, não tem familiaridade com ela. E aí, precisam de peritos, técnicos que avaliem. Mas talvez, precisássemos mais de filósofos, poetas, técnicos humanistas... para também interpretá-la.

O que eu não sei, é , como a lei distingue um link 'puxado', com o endereço original da figura e uma figura salva e uploaded em FTP para seu site. É a mesma coisa? É diferente?

E nesse caso, o provedor que mantém a foto, digamos, sem que seu autor assim o permitisse, tem responsabilidade sobre a mesma?

Há tanto para ser discutido!

Só sei que, temos muito para aprender sobre o assunto. A partir de agora, vou ser uma estudiosa do assunto.
Conto com você.

Nenhum comentário: