11/30/2002

Manga e Moranga

As mangueiras obedecem a sua natureza e produzem mangas fartamente. Nem se importam com os problemas humanos, especialmente a inveja.

Do lado da minha chácara há um vizinho que me odeia. Nunca falei com ele, nunca o tinha visto até recentemente quando alguém o apontou para mim apenas para me mostrar quem era a pessoa que desejava meu mal.

Lembro que quando construímos um pequeno galinheiro, ele fez de tudo para nos denunciar à prefeitura, na esperança de que fossemos obrigados a destruí-lo. Não fomos. O que ele alegou, segundo soubemos pelo fiscal é que "essa gente que trabalha na tv e na mídia acha que pode fazer o que quer."

Depois, quando publiquei há muito tempo no farofa, que o Gugu Liberato tinha tomado um caixote de uma onda do mar, caindo e machucando o braço, ele, que evidentemente acompanhava tudo o que eu fazia e escrevia, disse para o caseiro que foi pena ter sido o Gugu a ter caido pois teria sido melhor que eu tivesse quebrado o braço. Veja que ser humano singelo.

Hoje, eu descobri que, como era de se esperar o problema do vizinho do lado não é pessoal. Ele é assim com todo mundo. Fez questão de denunciar o vizinho da frente, que construiu um campinho de futebol numa área verde próxima a um rio. O fiscal multou-o. Não satisfeito, o vizinho abriu um processo contra o dono do campo. Ou seja, ele só consegue ter prazer fazendo mal pras outras pessoas. Não pode ver ninguém feliz ou prosperando. São pessoas sem energia, que no fundo, desprezam a si próprias pois não acreditam que sejam capazes de melhorar na vida e assim, inconformadas com suas incapacidades, decidem destruir todos que tem o que eles desistiram de lutar para ter. É o famoso se eu não posso ter, ninguém mais terá. É o invejoso verdadeiro. Não é que ele queira ter o que o outro tem, ele quer que o outro NÂO tenha o que ele não pode ter.

Acho normal ter inveja, raiva, tudo, mas no plano mental. Todo mundo pensa ou sente isso de vez em quando. Mas o patológico é a pessoa tomar atitudes reais, sair do plano teórico e partir para o prático, gastando seu tempo e energia vital para incomodar outra pessoa. Isso é que é inacreditável.

Felizmente, o mundo também tem gente boa. Como um outro vizinho de longe, que fez questão de nos presentear com uma moranga, aquela abóbora bojuda. Acho que vou mandar uns ovos para ele, junto com algumas mangas.

Nenhum comentário: