1/03/2003

Notícias e pesquisas.
Faço minha conexão discada, daqui da praia, pelo Discador UOL, aquele, que mesmo ajustando minha home page para ser meu blog, insiste em abrir o browser direto na home do Universo Online.
Na capa, vi uma chamada, uma manchete que dizia:

Gostosa!
Minogue é eleita corpo mais bonito do showbiz

A primeira pergunta que fiz a mim mesma foi... eleita por quem? Na casa do Hans Donner, por exemplo, eu tenho certeza que a Valéria Valenssa também foi eleita, assim como Madonna em sua mansão com Guy Ritchie ou a dona Maria na casa do seu José. Clicando no link, fui parar na matéria, com uma outra manchete menos opinativa mas não mais esclarecedora.

02/01/2003 - 17h17
Kylie Minogue é eleita a celebridade com o corpo mais bonito

O texto da Redação diz que 'Uma pesquisa realizada pela revista inglesa Celebrity Bodies elegeu a cantora australiana Kylie Minogue como a celebridade com o corpo mais bonito do showbiz.'

Primeira pergunta, quando foi feita a pesquisa? E que revista é essa? Tem site oficial? Onde fica? Há quanto tempo a revista existe? Ela tem alguma expressão na Inglaterra ou equivale à revista "Plástica e Beleza" aqui no Brasil? Sigamos.

"Minogue bateu concorrentes como a atriz Halle Berry, estrela do novo filme do espião 007, e a cantora Jennifer Lopez, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente."

Eram quantas ao todo? Como foi feita a votação? Havia candidatas ou as respostas eram espontâneas, sem nenhuma lista de opções?

"De acordo com o site do tablóide inglês The Sun, 10 mil pessoas participaram da votação, que colocou ainda a cantora Madonna em nono lugar."

The Sun? O que o tablóide tem a ver com a revista? Como foi que o The Sun entrou aqui?

Bom, pra começar, quem quiser entender uma simples notícia tem que pesquisar na web. A notícia saiu em muitos sites, é só procurar por Minogue no News do Google para achar os links.

No dotmusic
você encontra uma lista das dez primeiras colocadas:

1 Kylie Minogue
2 Halle Berry
3 Jennifer Lopez
4 Liz Hurley
5 Angelina Jolie
6 Cat Deeley
7 Holly Valance
8 Elle Macpherson
9 Madonna
10 Kelly Brook

O site AnaNova, dono da foto deste post, publica fotos de outras colocadas para comparar os corpos.

Well, pra começar, o site www.celebritybodies.co.uk tem várias revistas, mas não tem exatamente esta, com esse título. Mas uma matéria do telegraph, 'Slim bodies' magazine condemned by experts
de Nicole Martin (2001), diz que a 'nova revista' foi feita para mulheres de 25 a 35 anos e que presta um péssimo serviço de saúde, incitando jovens e mulheres à distúrbios alimentares. A revista foi lançada em março de 2001 e desde o princípio teve muitas críticas. o celebrado Guardian diz que a revista não deu certo, numa análise de várias tentativas da editora emap.

A importância deste tipo de pesquisa é nenhuma. Uma revista desc onhecida (tente achar o site oficial da revista), sem nenhuma importância, que faz um levantamento sabe-se lá de que jeito e que por classificar corpos de celebridades ganha espaço no mundo inteiro. Sai da web e vai para revistas, jornais, tv. Ela é bonita? Claro que é. Mas muitas outras são. O que eu não sei é o que faz esta pesquisa ser tão importante. Será que a revista VIP, quando elege as cem mais gostosas, é notícia na capa do maior provedor da Inglaterra?

Tudo bobagem. O que só faz o 'jornalismo de celebridades' uma coisa cada vez menos...jornalística. Agora, nem as informações básicas é preciso dar. Já já vai ser assim...uma revista, de um país, fez uma pesquisa e o resultao é este. E salve-se quem puder.


Nenhum comentário: