10/20/2003

Do Japão
Photographer:Shindo, Hiroyuki

No final do post tem os créditos da foto. Encontrei-a quando buscava uma imagem para ilustrar o post de
agradecimento ao Emerson, do blog Vivendo em Tokyo, mandou esta simpática resposta sobre um dos últimos terremotos acontecidos por lá:

"Oi Rosana,
Desculpe a demora.
O terremoto foi curto e fraco, na região de Kanto. Sempre que tem algum, saem coisas superdimensionadas nas agências internacionais, sem contexto de região ou duração. Quem lê, já pensa: ?Vixe, outro terremoto no Japão?. Mas são em regiões isoladas do Japão. Não existe um terremoto que varra o país inteiro.
E a escala japonesa de terremoto não é a Richter, apesar de alguns textos das agências afirmarem isso. É um erro. E as pessoas pensam aí no Brasil que está tudo caindo aqui. Ultimamente, os fortes têm acontecido bem longe de Tokyo. Mas ninguém tem morrido por causa disso. Não temos foto nenhuma, não.

É isso,
Valeu pelo contato,
Emersom"


A dúvida que ficou foi... qual era escala que o Japão usa para medir terremotos? Achei a resposta na web, evidentemente, a escala "shindo", que se refere à intensidade de um terremoto em uma dado lugar, onde as pessoas sentem o terremoto, diferente da escala Richter que mede a magnitude de um terremetodo, ou seja, a energia que ele libera no seu epicentro.

A escala shindo vai de um, um terremoto leve sentido por pessoas que não estão em movimento, para o shindo sete, um terremoto forte. Quando os objetos começam a cair, estamos no shindo quatro e danos maiores acontecem no shindo superior a cinco.

Vivendo e aprendendo, né? E, ao pesquisar a escala, achei a foto acima. Aqui, os créditos.

Foto:Photographer:Shindo, Hiroyuki
Date:January. 17, 1995
Location:Okuranakamachi, Akashi-city
Camera and lens:Olympus OM-2, Zuiko 50 mm, f1.4
Film:GC
Site

Nenhum comentário: