11/28/2003

"Apenas 1/4 da população brasileira entre 15 e 64 anos demonstra domínio pleno da compreensão de textos. "
Bom dia, querido leitor privilegiado. Sim, porque se você é um leitor, se você consegue de fato ler os textos do blog você está entre os medros 25% de brasileiros que são capazes de ler E compreender um texto. E a parte do 'querido' só aumenta este privilégio.
Foi com a frase do título, na voz de Heródoto Barbeiro que comecei meu dia, título da matéria de Leandro Rodrigues para a revista Ensino Superior que, alas, graças à web, tem versão online.
"Para a maioria (67%), a conquista da leitura se limita à localização de informações simples em enunciados com uma só frase ou à capacidade para identificá-las em textos curtos", diz o texto.
Acho que isso os dá uma dimensão da nossa realidade. Quando a gente reclama da falta de civilidade, de cidadania, quando nos revoltamos com o fulano que mesmo dirigindo um carro joga lixo pela janela, estamos, no fundo, falando de um mesmo mal, a falta de educação, tanto no sentido da educação familiar quando à educação formal, a da escola.
Não vamos justificar a loucura, a falta de caráter, tudo, pela falta de formação educacional mas que isso ajuda, ajuda. O conhecimento modifica a pessoa, faz com que ela cresça, através de uma melhor compreensão do mundo.
Assim, lembre, querido leitor, que 67% das pessoas não entenderão o que você escreve. E talvez, uma boa parcela delas não entenderá o que você diz. É um fato. E diante dele, só temos duas alternativas:
- ou aceitamos o fato e paramos de reclamar dele ou fazemos alguma coisa para modificá-lo.
Bom dia.

Nenhum comentário: