11/28/2003

Fósforos. Eu, não sabia
Caixa de fósforos de americano, dessas que a gente pega na saída de restaurante, não é caixa de fósforo pra valer. Não tem graça. Mas o que eu aprendi serve pra qualquer fósforo, os chamados fósforos de segurança.
Me disseram que o fósforo é de segurança porque ele não acende em lugar nenhum, exceto... na lixa da caixinha. O antigo fósforo, o inseguro, era aquele dos filmes de cowboy, que entrava em combustão assim que era friccionado, em qualquer superfície, incluindo a sola da bota do fulano.
O fósforo que a gente compra não faz isso, nem por um decreto lei federal.
Leia aqui:
"Um processo simples de produção de fogo, surgiria com a invenção, na Inglaterra em 1827, do palito de fósforo. O elemento fósforo combina-se com o oxigênio tão facilmente que se acende apenas exposto ao ar. Os primeiros fósforos fabricados acendiam por atrito e exalavam um cheiro muito desagradável. Mais adiante, em 1845, começaram a ser fabricados os chamados fósforos de segurança, cuja cabeça combustível contém outros componentes não-inflamáveis, garantindo a sua utilização de forma segura"

E também aqui:
"VOCÊ SABIA?
A cabeça do palito de fósforo não contém fósforo nem pólvora, como muita gente pensa. Ela é feita de uma massa química cujo elemento predominante é o clorato de potássio, que solta oxigênio facilmente. Na lixa da caixa de fósforos é que se encontra o elemento químico fósforo. Daí a origem do nome. A cabeça do palito, quando risca a lixa da caixinha, retira dela um pouco de fósforo que reage com o clorato de potássio e o oxigênio. Assim, o fósforo acende."

E a ligação do fósforo com o xixi
Mas a melhor página, é da fiat lux! .Como é gostoso aprender.

Nenhum comentário: