11/26/2003

Do livro "A arte de lidar com a raiva"

"... o fator que alimenta a raiva é a infelicidade mental, ou descontentamento. Esse senso persistente de descontentamento, um sentimento de insatisfação ou de alguma coisa que não está certa é o combustível que gera a raiva e o ódio.
De um modo geral, o descontentamento surge quando sentimos que nós ou alguém que amamos, como parentes e amigos, estamos sendo tratados injustamente. É nesses instantes que aflora o sentimento de descontentamento ou infelicididade. Também quando outros nos impedem de alcançar alguma coisa, sentimos que somos espezinhados, o que nos deixa com raiva. Poranto, a ténica aqui é chegar à raiz, avaliar o nexo causal, a corrente que acaba se partindo num estado emocional de raiva ou ódio. Porque o ódio é o nosso supremo inimigo. O ódio não apenas destrói nossa serenidade e paz de espírito como também nos lança num estado de confusão. A todo momento nos defrontamos com confusão, problemas e dificuldades."


Portanto, querido leitor, querida leitora, a única saída é combater o descontentamento. Se você não está feliz, pare tudo e comece a ir de encontro a sua felicidade. Caso contrário, essa infelicidade pessoal (com o corpo, com a mente, com os afetos, com a infra-estrutura, com o trabalho, tudo) se transmutará em raiva e em ódio, que em última instância, destruirá você. O ódio que você produz contra qualquer coisa ou pessoa só tem uma missão: destruir você.

Acredito piamente que gente feliz e contente consigo mesma, não agride nem briga nem sente tanta raiva.

Nenhum comentário: