12/05/2003

Boi na Linha
Durante anos, tive a grata satisfação de fazer um programa de rádio na Jovem pan FM, que alcançou um sucesso absurdo,o Boi na Linha. Programa de trotes telefônicos, com histórias hilárias e situações constrangedores, o Boi na Linha teve milhões de ouvintes durante anos. Fizemos, juntos, Emilio e eu, mais de dois ou três mil ligações. Depois de muitos anos, resolvemos parar. O boi estava cansado. Tutinha queria que fossem cada vez mais engraçados. Não bastava o ouvinte se mijar de rir no automóvel, tinha que bater o carro no poste.

Revivemos o Boi na Linha em várias ocasiões. Fomos chamados para adaptar o quadro para a Tv, inclusive, pelo Gugu. Achamos que não seria legal transpor a magia do rádio pra tv, porque na tv, teria que ser 'armado'. Não dá pra correr riscos ao vivo de ter um telespectador falando mal da emissora, palavrões, etc. No rádio, é mais controlável. A gente aperta um bip e pronto. (Na tv também poderia, mas é estranho mostrar uma pessoa falando ao telefone sem ver a outra).

Depois do Boi na Linha, várias rádios copiaram o formato, inclusive, o Chupim, no ar até hoje com o Bébe. O nome chupim foi uma maneira simpática de assumir a 'chupação' da idéia. Outras rádios fizeram seus programas de trote que afinal, não é autoria de ninguém em específico.

Além de fazer as histórias, de escrever dezenas de laudas à mão, construindo para o Emilio a piada a ser deflagrada a seguir, vivemos bons e inesquecíveis momentos. No ano passado, fiz alguns trotes ao vivo na AllTV, no programa Chat Show, que apresentava aos domingos à noite com o Alexandre Hércules.

A Tv, anos depois, passou a exibir suas pegadinhas, trotes de imagem.

Agora, parece que o trote de rádio voltou com tudo. Está cheio de gente na alltv, na rede tv, no sbt, fazendo boi na linha no ar. Não sei dizer se é armado ou não, acho que tanto faz.

Mas é estranho e meio constrangedor ver a repetição de uma velha fórmula voltando ao ar.Não por questão de autoria mas de nostalgia.Sem contar que dá a impressão de que, de fato, estamos ficando mais velhos.
Eles, vivendo a novidade pela primeira vez, o que a gente vive pela segunda...

C'est la vie!

Nenhum comentário: