3/12/2004

GOLPE
Meu filho caiu num golpe ontem à noite. Voltando de um rolê de skate com dois amigos, chegou em casa dizendo 'mãe, você não sabe o que aconteceu...conheci um cara, estrangeiro, da áfrica do sul, que foi roubado, coitado e tã precisando de 30 reais pra voltar pro hotel porque ele tá sem dinheiro, sem nada,não fala português...
"E onde ele está agora?", perguntei.
"Aqui embaixo no prédio", ele respondeu.
Voei como uma águia até o interfone e pedi para o porteiro encaminhar o cidadão para fora do prédio e fui me certificar que ele estava do lado de fora, na calçada. Lá estava ele.
Mandei meu filho descer, dar os 30 reais, mesmo sabendo que era um golpe, só para o cara ir embora dali. A prioridade era a segurança de todos.
Ele seguiu as instruções, passou o dinheiro pela grade do prédio e o cara partiu.
Meia hora depois, enquanto eu explicava para meu filho que, infelizmente nas grandes cidades a gente tem que ter uma forma burocrática de praticar a solidariedade, através de instituições, sem colocar em risco a segurança pessoal ao acreditar em qualquer ser humano que chega contando uma história, o telefone tocou. Eram os outros amigos dizendo que, de fato, era um golpe. Eles viram o cara pedindo dinheiro para outras pessoas na outra esquina.
Comentário do meu filho ao desligar- 30 paus é muita grana pra perder, mas pelo menos, valeu pela aula de inglês...

Beto, meu sócio aqui na agência, alerta para outro golpe que corre em sp, o golpe do casaco italiano. um cara para voce no transito, falando com sotaque de italiano, diz que foi roubado e não quer dinheiro. mas tenta vender um casaco de couro italiano que é tudo o que ele tem. você acha que está comprando um salvatore ferragamo por 200 reais pra ajudar o cara e fazer um bom negócio e cai no golpe. é falso.

é duro conviver com a idéia de que está cheio de gente tentando te enganar. mas é fato

foto- beto e rapha conversando sobre golpes

Nenhum comentário: