3/03/2004

Webloggers? Não. Web-beggars.
Um negócio da China para alguns. Mendigos do sudoeste da China deixaram as calçadas e migraram para a mendicância hightech:
- estão esmolando na web.

Conhecidos como Web Beggars (Pedintes da Web, Mendigos da Web, ou, inventando agora, WebSmoleiros ), eles inventam histórias tristes e tocantes e mandam suas mazelas inventadas ou reais por email, como diz o jornal Beijing News.

As histórias sempre incluem pai recentemente morto e mãe doente, namorada que foi embora e outras desgraças para nos comover. Em geral, pedem um dólar para comer, etc. Junto, claro, um nome e número da conta para depósito.

Os WebSmoleiros também pedem em salas de chat e sites. E, embora uma ou outra história possa ser verdadeira, a maioria é inventada. Como ninguém tem nada a perder e só a ganhar, muita gente tenta. E acaba conseguindo umas esmolinhas.

Leia aqui, em inglês.

( A miséria é triste e tocante. Durante muitos dias, acompanhei este rapaz que, todo dia, pedia comida na esquina das ruas Maranhão, onde morava Fernando Henrique Cardoso, em Higienópolis e Aracajú. Felizmente, com a ajuda de muita gente, ele saiu da mendicância. O que é raro. A miséria, é muito triste. )

Nenhum comentário: