7/26/2002

Atividades para o trânsito parado.

O rádio é tão essencial para o carro parado quanto a água no deserto incandescente. Mas hoje, no caos do trânsito é preciso ter outras opções de atividades para não perdermos a calma, a cabeça e a vida. Você pode limpar o tapetinho, limpar o vidro, descobrir para que servem os botões, mudar a temperatura, fechar e abrir os vidros. Dar nome para os pedais e o câmbio e fazer amizade com o porta-luvas.

Vamos a algumas delas, sugestões de coisas, ítens, atividades e outros inclassificáveis.

1. Higiene pessoal - Cortar as unhas nem pensar. Nem limpar o salão, que é podre. Mas em tempos de insulfilm é possível aproveitar o tempo ocioso para uma ou outra atividade pessoal, como tirar um pelo insistente que ficou na sobrancelha ou na pinta. Na pinta, eu disse. Um cotonete também pode proporcionar alguns minutos de prazer. É bom coçar o canal do ouvido com aquele algodãozinho. Depois você jora no saquinho de lixo e tá limpo. Maquilagem não é muito indicada mas um retoque, é válido. Não recomendo fio dental porque dá dor nas costas e a gente acaba batendo o nariz no espelhinho. Lixar as unhas, é interessante. Mas nada de acetona no carro que causa grandes desastres.

2. Abrir a correspondência - Sim, é horrível ficar abrindo aquelas malas diretas e correspondências idiotas que chegam pelo correio. Mas no carro, tudo é válido para passar o tempo de forma útil. Leve a correspondencia num envelope e faça a triagem no banco.
quem tiver papel de rascunho e tinta na impressora, pode imprimir os emails para ler tudo no carro. Uma solução tecnológica mais válida é abrir um email no site da Mediz, www.mediz.net Você liga pra ela, um portal de voz e pega todos as mensagens. Aliás, na hora do rush, eu uso a mediz pelo viva voz pra ouvir todas as últimas notícias, especialmente quando está no horário político do rádio.

3. Audio Book - Eu tenho um amigo, o Marcos Aranha, que só ouve audiobooks no transito. É maravilhoso porque é alguém lendo pra você. Só não vale história de ninar pra não adormecer na direção. Se tivesse revista caras em áudio, juro que eu leria! digo, ouviria.

4. Rádio que sintoniza canal de televisão. Alguns rádio sintonizam canais de tv. É uma beleza de opção. Claro, quem tiver TV no carro, melhor ainda. Se o caos do seu local, é tão frequente como o de SP, vale a pena comprar um DVD portátil. Dá pra ver um filme inteiro.

5. Motorista particular - Meu sonho de consumo. Calma, não é no sentido sexual que eu tô bem servida pelo maridão. Mas com um motorista, a gente pode até dormir no banco de trás, de boca aberta e babando. Maravilha. Um dia ainda vou ter um.

6. Laptop - dá pra abrir, jogar uma paciência, também no palm, como o Ipaq. Mas conectar na web, ainda é difícil. Pelo celular é caro e lento. Mas dá pra distrair um pouco.

7. Máquina fotográfia - é delicioso fotografar as coisas do caminho com uma digital e depois, botar tudo no blog reclamando do tempo que você perdeu. É original e jornalístico!

8. Matemática - brinque com os números. some os números da placa do carro da frente, divida pelo dia do seu aniversário, multiplique pelo horário. Pegue o resultado e digite no celular com qualquer prefixo. Passe um trote e divirta-se. Infelizmente, você pagará a ligação.

9. Faça amigos - tente relacionar-se com as pessoas ao lado. Dê um oi, telefone, faça tchau. Qualquer coisa, desça do carro e beijo o vizinho.

10. KaraoKaos - no meio do caos, cantar ajuda. Cante as músicas do seu rádio. E depois, cante as músicas do rádio ao lado. Se tiver algum cantando, faça leitura labial e tente descobrir que estação o vizinho estã ouvindo. É uma delícia quando a gente acha a rádio do outro!


Se nada disso der certo, largue o carro o estacionamento e saia da andar. Vá dar uma volta. Depois você reencontra seu veículo mais tranquilo, exercitado. De resto, é só amaldiçoar o motorista da carreta...