8/30/2003

bom dia
acabei de lembrar de outra coisa que o Sérgio Gomes me disse e que eu não anotei. e se não anota, vou esquecer. e se não for aqui no blog, vou perder. era sobre a origem das palavras profissional, professor e profeta. todas vem do mesmo lugar, do grego prophétes, que quer dizer adivinhar, saber por antecipação.
O profeta, sabe antes, por dom divino. O professor sabe e é capaz de adivinhar pelo acúmulo de conhecimento. E o profissional sabe, antecipa pela repetida experiência em fazer o que faz.
quando aprendi isso, caiu uma imensa ficha de dois metros de diâmetro dentro do meu orelhão interior. é isso. é isso que sinto quando digo coisas para as pessoas, colegas, clientes, colaboradores, sócios, e ninguém acredita em mim. quando falo algo sobre televisão, que vejo acontecer de forma repetida há vinte anos, não é porque eu acho é porque eu estou velha de tanto ver a mesma coisa. mas quem nunca viu não acredita. e aí, faz do jeito errado e, invariavelmente, dá errado mesmo.
acho que vou meditar um pouco mais sobre o assunto e ver como posso passar de profissional pra professora e depois, para profeta. quem sabe assim alguém acredite na minha experiência!

Nenhum comentário: