8/28/2003

Sérgio Gomes e Xico Sá
Não sei se eles se conhecem mas um cruzou meu caminho ao vivo e outro, pela televisão. Xico Sá era o nome do jornalista entrevistado no Jô ao qual me referi em um post abaixo. Sempre, os posts estão abaixo e depois, em arquivo. Só de criancice, já deixo aqui uma referência sobre o post acima. Olha ele ali, que simpático! î

Pois o Sérgio Gomes é genial, um sábio. Aprendi muitas coisas com ele ontem. Primeiro ele me lembrou de duas coisas muito importantes na vida, duas palavras, cujas etimologias nos enchem de sabedoria: entusiasmo e animação. É importante a gente viver animada, estar animada, sentir-se animada. Porque anima em grego é alma. E sem alma, a gente não vive.

A segunda palavra é entusiasmo. Eu mesma mostro em minhas palestras, que a gente saber ler grego, só não sabe que sabe. E que theos é Deus. En theos é ter deus dentro de si, daí o entusiasmo. E sem Deus dentro de si, ninguém vive.

Ele também me ensinou a fazer uma pequena tabela de 4 colunas. Você faz assim:

.Pense no seu grande projeto de vida. O grande, aquele grandão, não o pequeninho. Salvar as baleias, mudar o mundo, ensinar as crianças, ter um Brasil mais justo, um mundo melhor.

.Depois, trace 4 colunas: aliados, neutros, adversários e inimigos.

. Liste todos os seus aliados, as pessoas com quem você pode contar, seus amigos leais, seus companheiros de vida e sonhos. Não se assuste se a lista tiver só 3 pessoas. Vá pensando em aliados físicos e jurídicos, todos. Depois você vai lembrando de outros.
Depois, veja quem é neutro, não é aliado mas não é contra você e seus projetos. Em seguida, pense que você tem adversários, são os seus oponentes declarados. É diferente dos inimigos. O inimigo é um covarde, que te apunhada pelas costas, não tem a honra do adversário que assim se assume.

.Em seguida, esqueça as 3 colunas da direita. Deixe os inimigos, os adversários, neutros pra lá e concentre-se nos aliados para que você possa realizar o seu projeto.

. A longo prazo sua missão é transportar as colunas da direita pra esquerda, como se você levantasse a tabela pela orelha direita da página, fazendo todos pender para a esqueda como quem despeja a água de um grande aquário. Faça com que seus inimigos venham à luz, tornem-se adversários. Faça com que seus adversários vejam você de forma neutra. Conquiste um neutro para ser aliado na sua causa.

. Não perca tempo falando mal de ninguém. Os outros são os outros. Concentre-se no seu projeto. Como fazê-lo, como melhorá-lo, como chamar mais gente para que ele exista.

Desta forma você vai sim, fazer o seu projeto. Da melhor forma possível. No menor prazo de tempo.
Mesmo que este tempo leve uma vida.
Agindo assim, uma coisa é certa: você não apenas prolonga este tempo de vida como também, vive muito melhor.

Foi isso que eu aprendi ontem e passo hoje pra você.
Este, é o meu projeto: ser uma antena.
Capto conhecimento dos outros e aprendo. Reprocesso e emito de volta pro mundo.
Quanto mais absorver, melhor processo. Quando maior o alcance, mais emito.
É isso que eu sou.
É isso que estou aqui para fazer.
Por isso busco alcance. Por isso quero fazer comunicação de massa.
Se por enquanto só tenho uma massinha, aqui no blog, viva a massinha do blog.
São todos queridos leitores.
Bem vindo à coluna dos aliados.

Nenhum comentário: