5/01/2003

A responsabilidade do jornalista que critica
Foi uma porrada pra mim, não tem outro termo. Aprendi em poucas linhas e minutos a tremenda responsabilidade que um jornalista ou colunista tem quando critica alguém, pessoalmente.
Vou usar nomes fictíceos para não comprometer as pessoas, já que estou falando apenas das idéias.
Uma atriz A está sendo cotada para um trabalho profissional de um cliente C. A não sabe de nada, mas seu nome é sempre mencionado nas reuniões.
Como o nome de A não é uma unanimidade, todos colhem opiniões sobre a atriz.
Eu, que conheço A, embora pouco, sei que o trabalho cairia do céu, já que ela está sem nenhuma atividade e procurando um trabalho.
Eis que, na mesma semana, uma revista publica uma lista dos dez mais e dos dez menos, dos que são bem cotados em festas e dos que são considerados arroz de festa, bicões, que estão por baixo. E o nome dela aparece na lista.
Imediatamente, o cliente desiste, porque não quer ver sua marca nem de longe associada a uma pessoa que foi citada desta forma tão degradante.
E eu pergunto. Não seria o caso de A processar a jornalista? Em que bases ela foi julgada pra ser exposta assim? Se ela provar que perdeu o trabalho por isso, acho que sim, ela teria base legal para pedir indenização. Um absurdo.
Pra mim foi um soco no estômago. Muitas e muitas e muitas vezes já emiti opiniões pessoais falando mal de tanta gente. Felizmente, minha opinião é apenas isso, uma opinião, não tenho o nome de uma revista, um jornal, uma emissora, como sobrenome, para causar estragos oficiais.Nenhuma empresa liga para o que eu penso. Mas uma grande revista, sim, essa é levada a sério.
Tenho vontade de ligar para A, contar tudo para ela e sugerir que ela chame um advogado.
Eu nem sou amiga dela tanto assim, mas me dói pensar que o único erro que ela cometeu foi ficar sem trabalho. Provavelmente, por isso, começou a frequentar festas para fazer contatos de trabalho. E por frequentar muitas festas foi parar na lista dos dez menos.
Por isso eu detesto essas listas de quem sobe, quem desce, quem está por cima, quem está por baixo. É covarde. A pessoa que escreve só faz isso porque tem o poder da empresa de comunicação por trás. E a pessoa que é espinafrada, não tem como responder.
Mesmo uma revista semanal, faz um estrago.
Mas estou feliz. Porque vi a moça num comercial de TV. Que bom que ela está trabalhando.

Nenhum comentário: