5/02/2003

Arena Conta Zumbi
Eu era criança quando li esta combinação de 3 palavras, escritas numa coisa então chamada compacto simples, uma mini-pizza de vinil com um música de cada lado. às vezes, era a mesma música com dois arranjos. Uma coisa simples, mesmo.
Minha irmã mais velha tinha ganhado este compacto numa promoção de rádio. Eu, não sabia o que era, não entendia o que significa. Porque não sabia o que era Arena e nem Zumbi. E o conta, no meio, perdia até mesmo o significado de contar. Parecia mais um contra, com o R faltando. Arena contra Zumbi. Poderia ter sido uma luta de boxe.
O problema, não era não entender, era não querer entender. Não ter a curiosidade de querer saber. Pior. O problema era nem mesmo admitir que eu não entendia nada, não conseguia sequer decodificar aquilo. E por medo, desprezava a mensagem.
Tempos depois fui entender o que era o Teatro de Arena e a peça que contava a história do Quilombo dos Palmares e seu lider, Zumbi. (eu já falei sobre isso no blog Minha Vida Comigo)
Toda essa introdução é para dizer que ainda hoje fico olhando as combinações de palavras e pensando quem consegue atribuir significado ou não a elas. Foi o que senti há pouco, quando vi escrito num site da globo.com "Dhomini e Sabrina no Paparazzo".
Pensando bem, quem é Dhomini? Que importância tem ele, quem é este personagem? Dhomini é um apelido. De um rapaz. Que de alguma forma foi parar no casting de um programa de televisão, um reality show. Apenas um entre tantos participantes, entre tantos programas, entre tantas emissoras. Um programa, aliás, que já passou. Um jogo que já acabou.
Sabrina é a mesma coisa. Não é ninguém no mundo da comunicação, da cultura, nada. É alguém, dentro de um pequeno mundo da cultura pop televisiva. É alguém enquanto a mídia assim quiser.
E enquanto os dois tiverem algo a ser explorado, enquanto ainda tiverem fruta ao redor do caroço, serão chupados.
Assim, os dois, vejo num banner, estão juntos num site chamado Paparazzo. Eu sei o que é, mas, que importância tem?
Hoje, eu vejo Arena Conta Zumbi e me ressinto de não ter aprendido o que era na época. Eu teria aprendido desde cedo a história do meu país e da minha cultura.
Hoje, eu vejo Dhomini e Sabrina no Paparazzo e me ressinto por compreender o que seja, embora eu fique muito feliz porque embora eu decodifique as palavras, elas não tem nenhum, mas nenhum, significado para mim.

Nenhum comentário: