4/27/2003

Seja Soja
Economicamente, a soja é o grão mais importante do mundo. Tem o mais alto teor de proteína e geram o mais importante óleo. Como planta comestível, foi domesticada por volta do século onze antes de cristo, no noroeste da China. No século I da era Cristã, a planta já havia se espalhado por quase todas as fronteiras da China, sendo cultivada em toda a ásia. Porém, a soja só chegou à Europa por volta de 1737. Na America, a soja foi introduzida em 1765 e em 1770 chegou Londres.

Além do altíssimo teor de proteína, maior do que o encontrado em qualquer outro grão, os amino ácidos presentes na soja atendem praticamenten toda a necessidade humana. A soja é também uma fonte de ferro, cálcio, fósforo, magnésio e vitamina B. Os grãos constitutem a melhor fonte de lecitina, enzima que reduz os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Da soja é produzido o queijo Tofu, um alimento que tem mais de 2 mil anos. Quem tem estômago sensível pode e deve comer tofu porque ele é quase totalmente digerível (95%). O molho de soja também é muito famiiar e saboroso. A sopa de misso, uma pasta de grãos de soja fermentados é simplesmente divina além de possuir enzimas e bactérias que ajudam na digestão. O leite de soja tem tanta proteína quanto o leite de vaca mas não tem colesterol e apresenta menos gordura.

Há ainda a farinha de soja, o óleo de soja (que contém omega 3, omega 6, omega 9, ácidos graxos, lecitina e outras propriedades naturais qeu combatem vários tipos de câncer) e os TVPs, ou melhor, PVT, proteínas vegetais texturizadas que imitam e substituem a carne.

Agora a soja é o novo must da cosmetologia. Cremes à base de extrato de soja, por exemplo, combate o envelhecimento da pele e conseguem rejuvenescer.

Por que estou dizendo tudo isso? Porque estou aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Nunca entendi nada, nuna me interessei pela cosmética. Mas agora, quero recuperar todo o tempo perdido e ignorado. Estou tentando me compreender, da pele pra dentro, a partir dela. É realmente impressionante como você consegue, em poucas semanas, mudar o viço da pele, se fizer um tratamente correto e regular, o que significa, ter um ritual para todos, todos os dias.

E na minha idade, tomar leite de soja e comer soja, é essencial.

UPDATE :
- Embrapa - mais de 200 receitas com soja, inclusive, como extrair leite de soja (ainda não tem receita pra tirar leite de pedra...)
- Como fazer Tofu

Nenhum comentário: