5/03/2003

Darumá
Esta figura vem deste site , com um texto poético, em francês. O verbete Bodhidharma (jap. : Bodai-Daruma ), descreve este boneco cuja função mística é realizar um desejo seu.
Há muitos anos, fazendo uma matéria no bairro da Liberdade em São Paulo, ganhei um Darumá de uma vendedora de uma loja de quimonos. O boneco em forma de ovo de madeira, não tinha as pupilas. Ela então e explicou que eu deveria fazer um desejo e desenhar uma das pupilas. O desejo não poderia ser nada impossível (como trazer alguém de volta à vida), nem poderia ser o mal de alguém, mas algo pessoal e plausível. Depois que o desejo tivesse sido realizado eu deveria desenhar o outro olho.
Fiz o desejo. Esperei pacientemente. E aconteceu. Desenhei o outro olho nele. O meu Darumá fica agora, olhando pra mim, numa prateleirinha de vidro no banheiro.
Acho que estou numa fase mística, lendária, cultural, budista, não sei.
Mas, só pra constar, pra quem acompanha todos os posts do blog, bem, mais pedras tentaram falar comigo. Trouxe várias. Todas desenhadas.

Nenhum comentário: