6/24/2003

Serendipity

Quando trabalhava na Rede Mulher, aqui em São Paulo, na época em que a emissora pertencia á família Montoro, de Araraquara, conheci uma pequena e maravilhosa loja que ficava no caminho até meu trabalho. A loja ainda está lá e chama-se Serendipity.
Não me lembro de ter conhecido esta palavra antes de conhecer a loja e foi sua proprietária quem me explicou o sentido da palavra. Em inglês, serendipity descreve o fenômeno de encontrar coisas agradáveis ou de grande valor, sem que você estivesse procurando por elas. O nome é perfeito para a loja de presentes. Você entra lá sem procurar nada em específico e acaba encontrando objetos para a casa, jóias feitas à mão, roupas costuradas artesanalmente, velas, tudo.

A palavra sempre reaparece em minha vida mas com muita discreção, sem fazer alarde. Se Serendipity fosse uma mulher, definitivamente não seria perua.

Hoje, ouvindo o programa Espaço Informal na Rádio Eldorado AM, com Gioconda Bordon, a palavra apareceu novamente. As informações que o entrevistado deu não foram precisas ou corretas pois ele disse, no ar que serendipity era uma palavra nova, tão nova que nem constava ainda dos dicionários de inglês. E que, apesar de ter 'pesquisado' sua origem e raiz, não encontrou nada.

Não deve ter procurado direito porque é só entrar no site do dicionário Webster e digitar serendipity, com um clique encontrará não só a explicação da palavra como sua origem:

- o conto de fadas Persa, chamado As Três Princesas de Serendip.


Este conto exótico, contada por uma antiga princesa do Sri Lanka, inspirou o novelista e político inglês Horace Walpole, a criar o termo serendipity, numa carta ao diplomata britânico, outro Horace, Horace Mann. A carta data de 28 de janeiro de 1754. O sentido dado à nova palavra era o da combinação de sagacidade com acaso numa descoberta inesperada.

Serendipity também é o nome de um filme com John Cusak. Encontre mais de 300 mil resultados no google procurando.

Mas não é importante quem disse, ou se disse certo ou errado. O importante, a lição contida na própria palavra é este 'encontro por acaso', essa descoberta maravilhosa e inesperada que ela proporciona. Uma pessoa improvável, num lugar que talvez eu nunca fosse, anunciando uma palestra da qual não participarei, numa rádio que ouvi no carro. E, no entanto, trouxeram de volta esta palavra de volta.

Assim, por caminhos tortuosos e questionáveis, reencontrando o acaso, a sagacidade, a sorte, a descoberta.
Serendipity. Me deu até vontade de visitar a loja.

Nenhum comentário: