7/09/2003

Holy Sauerkraut!


Dizem que em briga de marido e mulher não se mete a colher. Mas em briga de italiano e alemão, o mundo inteiro mete a mão. Não dá, tá demais a coisa, fugiu do controle.

Primeiro foi o Beslusconi, primeiro ministro da Itália, país que lidera a União Européia, que disse a um advogado alemão no parlamento que ele deveria fazer o papel de um nazista num campo de concentração num filme que estava sendo rodado na Itália.

Foi um terrível incidente diplomático que valeu um pedido de desculpas. Mezza aliche, mezza muzzarella, pois até hoje o Berlusconi diz que não pediu desculpas.

Agora, é o chanceler alemão Gerhard Schoroeder que cancelou as férias na Itália por causa de declarações que uma autoridade do governo italiano fez, dizendo que o os alemães são 'loiros arrogantes e hipernacionalistas'.

A briga, que cada vez mais envelhece o vinho e azeda o chucrute, pode resultar num problema para o turismo italiano. No ano passado, mais de 9.2 milhões de alemães visitaram a Itália, correspondendo a 25% de toda o turismo estrangeiro ao país, de acordo com o departamento de turismo italiano.

Eu não entendo a Europa. Todo mundo odeia todo mundo. Todo mundo é hipernacionalista...


Nenhum comentário: