7/12/2003

Ok,Tom

Tom Taborda me deu o toque. Postei um monte de coisas mas não fiz um 'wrap up', embrulhando tudo numa linda folha de celofane com nexo, sobre o caso Silvio Santos, Gilberto Barros, Cocadaboa e etc.
Vamos lá:

. Silvio Santos falou por telefone com uma repórter da Revista Contigo . Ao telefone e não ao microfone, falou o que lhe deu na cabeça, brincando, em tom irônico, com sua vida, morte e futuro. Um sarrinho de quem está com saco cheio de ser incomodado mesmo morando na ilha da fantasia disney

.Mesmo sabendo que era tudo mentira, a revista, com apoio jurídico para publicação e tendo a entrevista gravada, transcreveu o texto, botou chamada na capa, lavou as mãos e secou-as gentilmente na toalhinha da pia do sucesso imediato, esperando a bomba explodir.

.O fogo da história na palha seca da Internet alastrou-se em minutos na 5a. feira. Não se falava em outra coisa, não havia outro assunto, entre duas coisas que se comunicassem. Até vasinhos de violetas africanas próximos o bastante para tocar folhas, comentavam.

.Até aqui temos que: Silvio Santos sempre foi assim, meio maluquette, as revistas sempre foram assim, sensacionalistas e as pessoas sempre foram assim, crédulas.

.O Cacadaboa, do MrManson, que já traz no seu nome a dubiedade da 'saborosa cocada (cocada boa)' bem como o elogio à 'qualidade da coca' (coca da boa), age assim, coerentemente. Deixa que as pessoas interpretem como bem quiserem. E intencionalmente, deslocou a mentira. A mentira estava no conteúdo do que Silvio falou, brincando. MrManson transformou a entrevista em mentira e chamou para si a autoria de um 'grande trote premeditado' e armado por ele e seus colegas.

.As cabeças piraram. Ninguém sabia mais por onde pegar na mentira. A mentira, como costumo dizer, tem pernas tortas mas bem torneadas e por isso, seduz: o pessoal que acredita em cocada, achou que tinha encontrado o autor de tudo. O pessoa que sabe da existência da coca, ria à toa do maior hoax de todos os tempos.

.A partir daí, não adiantava eu alertar colegas de que era tudo uma brincadeira de um genial site que diz que 'inventa mas não aumenta'. Grandes jornalistas acreditaram e caíram como patos. Produções inteiras de TV, rádio, todos. MrManson só poupou alguns amigos da mídia. Os outros, foram todos para o beleléu.

.Falei com MrManson várias vezes durante o dia, estupefata em descobrir que tanta gente acredita em cocada. Ele, planejava divertir-se um pouco mais com sua brincadeira de mentir que mentiu, com tanta gente acreditando.

. Porém, Gilberto Barros já havia anunciado que tinha uma entrevista exclusiva com Silvio Santos. Não ía durar muito a brincadeira. E, se os jornalistas que caíram como patos, tivessem a chance de corrigir as matérias erradas depois de ver a Bandeirantes, a brincadeira cairia por terra. Todos saberiam que era uma invenção do cocadaboa.

.Foi o que aconteceu: à noite, enquanto MrManson comemorava a grande 'sacanagem' que aprontou, a prova que deu ao mundo de que não basta ter diploma para ser jornalista de verdade e que não basta saber ler para compreender o texto, o mundo via no Gilberto Barros que Silvio Santos é o que sempre foi: um sarrista.

.Quem saiu ganhando? Todo mundo. Silvio Santos, porque descobriu que seu poder é maior do que ele imagina. A revista Contigo, porque vendeu mais do que poderia imaginar. Gilberto Barros e sua equipe porque a entrevista rendeu uma audiência que nunca tiveram. MrManson porque riu como nunca, divulgou seu site e sua criatividade. Os jornalistas que caíram no conto do cocada, porque aprenderam na prática que a gente nem sempre é tão esperto quando imagina. E as pessoas em geral, porque tiveram uma oportunidade única de conviver, em 48 horas, com a mentira, a mentira da mentira e, finalmente, a verdade.

"Mundus Vult decipi", disse o Cardeal Carlos Garaffa, sobrinho do Papa Paulo IV, "O Mundo quer ser enganado". E mandou uma segunda parte fatal: "ergo decipiatur": "enganemo-lo, pois".

Mas, se possível," me inclua fora dessa"

Se você quiser lembrar de outro mico, quando o falso sábio "Omar Khayyan" enganou o Jô Soares, a produção e todo o público, leia aqui.

E para ler o autor, o verdadeiro Cocadaboa, com toda a explicação leia, aqui . Simpático, ele usou o meu patinho! (na verdade eu só ilustrei os patinhos dele...)

PS- a ilustração da nota de 1 show do mihão é do blog www.imho.blogger.com.br

3 comentários:

unblockgames disse...

Great information I will tweet to my friends to get them to check it out. keep it up. Thanks for sharing!
pacman games | happy wheels games | little pony games | unblocked games

khalink disse...

Our website has many interesting games. Please share this with your friends and have fun.
Friv
Kizi

Unknown disse...

I really enjoyed reading your article. I found this as an informative and interesting post, so i think it is very useful and knowledgeable.
Friv