7/05/2003

Kinder Ovo sem Surpresa
Não sou nenhuma intelectual. Não acho que a pessoa seja melhor como ser humano porque é letrada. Mas tenho certeza que na hora de fazer uma cirurgia ou tomar uma anestesia geral você vai fazer questão que seu médico tenha concluído o curso de medicina e que tenha diploma registrado. Também acho que você prefere um dentista, um advogado, diplomados. Acredito piamente também, que você faz questão que seus filhos (se já os tiver) estudem em escolas onde os professores, sim, têm cultura.

Não vamos enaltecer a cultura formal, aquela da leitura, como sendo o único caminho mas também não vamos negar que ela é necessária. Sem cultura, sem conhecimento, a gente não estaria aqui teclando no computador e sim, arrastando gente pelo cabelo e indo caçar para sobreviver.

Pois pasme, muita gente nunca leu, não lê e tem raiva de quem lê. Não porque não pode mas porque não quer. Tem gente que vive na superfície da superfície. Numa casquinha, como um Kinder Ovo, com aquele chocolate fininho. E boa parte das 'celebridades' da mídia, vive nesta casquinha. E quem revela isso é Manoel Carlos, autor de "Mulheres Apaixonadas", capa da Veja desta semana.

Numa entrevista após a matéria sobre a novela, ao ser questionado sobre atores de tv e teatro, Manoel diz, textualmente que "ator de teatro tem de ter uma formação cultural que a televisão não exige. É difícil um ator de teatro ser absolutamente inculto e desinformado. Na televisão, uma boa parte dos atores nunca leu um livro. Na TV, tem gente que sonha com as capas, mas nem lê as revistas. "

É a primeira vez que vejo alguém, culto, admitir isso com tanta naturalidade. Não tenho nenhuma intimidade com Manoel Carlos, apenas trabalhei durante alguns anos com seu (finado) filho, o genial roteirista Ricardo de Almeida, que era um rapaz cultíssimo, divertido, com ótima formação, um talentoso ator de teatro.

A grande movimentação das correntes populares do Brasil, rádio, tv, revistas sobre fofocas, sites idem, é feita por gente sem nenhuma cultura, sem nenhuma informação, gente que não lê e por isso, não sabe escrever. Não estou falando de erros de digitação, de deslizes da língua, estou falando de gente que não pensa porque não foi treinada para isso. Assim como eu não sou capaz de levantar da cadeira e correr uma maratona de 42 quilômetros agora, muita gente que trabalha com comunicação não é capaz de escrever um texto com começo, meio e fim. Porque não tem treino.

Em produções de tv, você encontrará tudo, menos livros. Agora, com a Internet, tem mais acesso mas as pessoas não têm preparo, nem pra navegar. Ou quando têm preparo, não tem interesse. Exagero? Não. Quem costuma ler os sites sobre celebridades sabe a que me refiro. A mesma coisa acontece na TV. Não é preciso citar nomes. É só ligar o controle remoto. De vez em quando, aparece um desses incultos citando filósofos, só pra parecer bem formado. Vale o esforço.

Claro que há a cultura que vem das ruas, das favelas, dos morros. Essa cultura popular é diferente da formal, gera informação. Mas há um contingente de classe média 'célebre', formada por gente de dinheiro novo e fama idem, que representa exatamente esta casta de superficialidade, sem fundamento, que não apenas não conhece nada de cultura formal como também a despreza. Exemplos? Ah, fácil. Elas não saem da TV com seus escândalos: mãe loira do funk, não-sei-o-quê bismark, a ex mulher do cirurgião plástico sem diploma. Elas são culpadas. Não, elas são 'solicitadas' pela grande mídia.

O que mais 'pega' na frase de Manoel Carlos, tão cruamente verdadeira é que 'o ator de teatro tem que ter uma formação cultural que a televisão não exige.' E é isso aí. A TV não exige nenhuma cultura de ninguém.

Há gente culta na TV, diante e por trás das câmeras. Há gente letrada, informada, formada. Há pessoas cultas, especialmente da 'velha guarda' da televisão. Há bons editores, grandes jornalistas, autores geniais. Só pra citar uma, Maria Adelaide Amaral. Mas o grosso caldo, não. Porque as pessoas que consomem TV e que dão essas dezenas de pontos de audiência, também não estão interessadas em cultura nenhuma. Só querem sabe se os gêmeos de Gugu são meninos ou meninas. Tudo bem, eu também vou acabar sabendo, você, todo mundo.

O mundo da moda, apesar de lindo, também é feito de muita gente sem cultura. Muita mesmo. O mundinho fashion, todo cheio de referências de si mesmo, tem raras pessoas com formação cultural. E por isso, acabam elegendo musas e queridinhas igualmente sem conteúdo. Não vou nem dizer nada sobre conversa de modelo. São todas kinder ovos, mas com belíssimas surpresinhas dentro.

Triste são aquelas pessoas superficiais e sem conteúdo. São kinder ovos, mas sem surpresinha dentro. Mais triste são as que cultuam essas pessoas. Elas estão sempre na tv, na tela e diante dela. Porque, como disse Manoel Carlos, a tv 'não exige'. Talvez, a gente devesse começar a exigir. De todos. Não procurando culpados, mas tentando reverter esses processos. Talvez, um bom caminho seja, ao mesmo tempo que nos aculturamos, disseminar a paixão, a importância, a beleza do conhecimento.

Nenhum comentário: