10/30/2003

Contradições
Se eu fosse copiar e parodiar o programa de alguém, eu escolheria o "Provocações", do Abu. O nome seria "Contradições".
Não tenho certeza se a coerência é mesmo uma virtude, mas sei que ser contraditório o tempo todo é tão sábio quanto andar em ziguezague para lugar nenhum. Pode ser divertido pra quem gosta de fazer papel de bobo mas não é exatamente um objetivo de vida.
Por isso, achei curioso o que aconteceu num post abaixo, mais precisamente, nos comments. O autor não é importante já que isso aqui não é o blog do Juizo Final nem sou D'us pra julgar os homens. Mas é interessante discutir as idéias.
Alguém faz uma queixa pessoal contra os frequentadores deste blog que escrevem comentários concordando comigo, ou entre si. A queixa é essa, que todo mundo concorda com tudo.

Em primeiro lugar, não é verdade, pois se a pessoa que comentou assim o fez neste blog, como um leitor, discordando do fato de todos concordarem, isso já é uma discordância. O próprio queixante nega sua tese. E se vem mais alguém e diz 'concordo com você!', já são dois provando que a tese está errada.

É como a frase que publiquei num livro "Toda regra tem exceção. Exceto esta."
O mais curioso no entanto, não é a natureza contraditória da queixa, mas o argumento usado, acho que por outro queixante, o argumento de que "Toda unanimidade é burra", famosa frase de Nelson Rodrigues que, diga-se de passagem, era um sarrista.

Pois se a frase "toda unanimidade é burra" é o argumento para provar que "aqui todo mundo é burro porque todos concordam com o que digo", então, o autor é burro também. Porque ele, como todas as outras pessoas que usam esta frase, está concordando com ela, está partindo do fato de que esta afirmação É verdadeira. Ou seja, TODAS AS PESSOAS QUE CONCORDAM COM A FRASE "toda unanimidade é burra", formam ... uma unanimidade. E portanto, de acordo com eles próprios, são burros.

Agora eu pergunto: qual o problema de ser burro? Qual a definição de burrice? Tem gente que é um gênio na matemática e um imbecil nas relações humanas. E vice-versa. Assim, acho uma burrice ficar ofendendo as pessoas que frequentam um lugar onde você também está. Se você está lá, mesmo que de passagem, você faz parte.

Acho também uma burrice eu escrever isso. Mas eu também tenho o direito à burrice como qualquer pessoa.
E não concordo que toda unanimidade seja burra. Acho que foi só uma frase de efeito do N.R.
Como exemplo, cito o fato de sermos mortais. Todo mundo concorda que somos mortais, de forma unânime. Ou alguém aqui vai discordar só pra não ser burro? Não seria burrice discordar disso?
No fundo, acho que concordo mesmo é comigo e com a minha própria frase que diz, "Toda regra tem exceção. Exceto esta."
E isso, espero, seja uma verdade unânime, com a qual todos concordamos.
Ou será que eu entrei em ...contradição??

Um comentário:

Anônimo disse...

queixante? da onde vc tirou essa palavra?