9/10/2003

Celulares que tiram foto vão mudar o valor da fotografia

Foi a partir do smartmobs que eu entrei no site do japanmediareview (muito bom, por sinal, pra virar bookmark mesmo) e li o artigo sobre a nova linguagem da câmera de celular, que gera uma nova percepção visual por parte do fotojornalista amador. Essas fotos, em geral, não são enviadas para outros celulares mas publicadas em blogs (moblogging).

O artido diz que o 'mundano' é elevado a objeto fotográfico. Os jovens japoneses tiram fotos do novo corte de cabelo, de uma concha encontrada na praia, do cachorro, de uma vista bonita da escada rolante. São fotos do cotidiano que só têm valor jornalístico para o indivíduo e seus amigos íntimos.

Em japonês, este material para histórias e notícias é chamado de "Neta". Os celulares com câmeras permitem que esse 'neta' deixe de ter apenas a forma oral para uma forma visualmente partilhável.

Esse novo comportamento é objeto de estudo e pesquisa do laboratório de pesquisa DoCoMo House da Universidade de Keio, que está catalogando essas fotos dentro do contexto em que foram tiradas para compreender como os celulares com câmeras são usados no cotidiano de Tóquio.

Nenhum comentário: