12/14/2003

Lembra?
O surgimento da comunicação online, com suas peculiaridades, nos levou a construir uma etiqueta especial de relacionamento. Muita gente se ligou, muita gente não deu a menor bola. Mas acho que as regras ainda valem. Outro dia, minha amiga comentou que recebeu de uma pessoa um email em letras maiúsculas, o que significa um texto gritado e não escrito. E depois, ela recebeu outro em maiúscula e negrito, o que seria equivalente a um texto berrado e cheio de perdigotos cuspidos! (inventei isso).
Assim, cuidado pra não deixar o caps lock ativo. Outra coisa é não gerar flames, chamas. Se você ofende alguém que não falou com você, que não direcionou a mensagem a você, ou responde algo que foi perguntado ou comentado com outra pessoa que não você, você vai acabar gerando uma flame war.
Na vida real, seria como se, duas pessoas estivessem conversando num restaurante na mesa ao lado da sua e você se metesse no diálogo, sem mais nem menos, de forma grosseira. Já é ruim o bastante você entrar na conversa da mesa ao lado, imagine ofendendo.
Bom, isso são coisas de netiqueta.
Agora, um erro muuuuito comum, o ato falho da comunicação instantânea acontece no ICQ: você e outra pessoa estão falando de uma terceira pessoa, que também está online e você.. manda a mensagem pra ela. É ato falho puro. Você se entrega. Manda o icq para a pessoa sobre a qual você está comentando...
Uma vez, duas pessoas estavam falando sobre mim e... a mensagem entrou pra mim.
Coisas de web.

Nenhum comentário: