12/17/2003

O golpe do filtro Europa, parte II
Quem leu, acompanhou. Fui salva pela intuição, pelo bom senso, pelos céus que nos iluminam de cair num golpe. Com o golpista na portaria do prédio. Escrevi o post e mandei uma carta para cada morador do prédio avisando que quase caí no golpe e que todos deveriam ficar atentos.
Cheguei em casa agora há pouco e encontrei um bilhete pedindo pra que eu ligasse para uma vizinha, do meu prédio. Liguei.

Ela começou a conversa muito simpática dizendo assim:
- Infelizmente, sua cartinha chegou tarde pra mim... eu caí no golpe.
Ela então me contou que, no mês passado, começou a receber telefonemas oferecendo manutenção gratuita para seu filtro Europa. Primeiro ela relutou mas depois, aceitou a visita porque seu filtro estava mesmo precisando de manutenção.

O rapaz veio, de terno, como o que veio aqui hoje e não entrou.
Ela o recebeu em seu apartamento, ele verificou o filtro e orçou a limpeza em 160 reais. Ela achou caro mas ele disse que um filtro novo custaria 590 (mentira, é menos de 350, segundo ela). Ela disse que achava caro também. Ele então, pegou o celular e 'simulou' estar ligando para o chefe pedindo uma redução no preço.
Ele desligou e disse que ela estava com sorte: poderia comprar um filtro novo por 350.
Ela fez 3 cheques pré-datados e entregou a ele.

No dia seguinte os 3 cheques foram depositados e ele nunca mais apareceu. Nem o filtro novo.
Até hoje ela está tentando reaver o dinheiro e ainda deu graças a Deus de não ter sido um golpe pior pois o fulano estava dentro da casa dela.

Para encurtar, ela descobriu que o rapaz é um ex-funcionário da empresa, que tinha acesso aos cadastros. Mas até agora, ninguém tomou nenhuma providência.

Fica o aviso. Não aceite visitas gratuitas de manutenção sem mais nem nemos. Ordem de serviço tem que ter número e é você que solicita não é a outra parte que oferece. Funcionário tem que apresentar crachá ou credenciais. E você tem que ligar pra empresa e confirmar nome do funcionário enviado.

Todo cuidado é pouco.
E siga sempre, sua intuição.

Um comentário:

Guest disse...

Hoje recebi essa ligacao oferecendo manutencao gratuita e que eu tinha direito, o mais estranho que sabiam que eu comprei filtro ano passado meu endereço e ainda por cima sabiam que fiz a troca da mangueira. Só que não aceitei a visita.