1/25/2003


O perônio não é mais aqueleFonte da ilustração:

corpohumano.hpg.ig.com.br
.
Outro dia ouvi uma pessoa muito letrada e ilustrada, dizendo que a tíbia era na perna e o
perônio no braço. Fiquei quieta. Em certos momentos é importante não discutir. Pra mim, a tíbia e
o perônio eram os ossos da perna, do joelho pra baixo. São.
Hoje, a tíbia volta à mídia, com o acidente de Henrique Meirelles em Davos, na Suíça.
Não sei se ele pisou no tomate. Se pisou, era tomate congelado porque ele escorregou, caiu e,
diz a Folha Online, "Meirelles fraturou a tíbia em três partes (a média, a anterior e a lateral). "
Com a tíbia nas capas dos sites de notícias, ela volta ao seu devido lugar, ao lado do perônio.
O que eu não sabia é que este simpático companheiro da tíbia também se chamava Fíbula.
Vou ter que avisar meus amigos Flávio de Souza e Henrique Stroeter, o Napão. Juntos,
eles formam a dupla
Tíbio e Perônio, de grande sucesso na tv, com Rá tim bum e no teatro.
Flávio é o Tíbio. E Napão é o..Fíbula.
Agora que o simpático esqueleto ao lado elucidou minhas dúvidas, fico me perguntando qual é
a pronúncia certa de...Davos.
Se for como Roland Garros, então, é Davôs.
Se for francês normal, seria, Davô.
Mas no rádio, aqui no Brasil, todo mundo diz Dávos.
Não sei se faz diferença, mas eu queria saber qual a pronúncia original.
A todos, obrigadÔs, arigatô e obrigáááada.

Nenhum comentário: