1/22/2003

Transgenia
No site da radiobrás há o resultado de uma pesquisa sobre transgênicos, revelando que a grande maioria das pessoas ouvidas disse ser 'contra' este tipo de alimento geneticamente manipulados.
Falando assim, de 'enxofre', também sou contra. E, metida que sempre fui e aos poucos tento deixar de ser, já mandaria um 'radicalmente contra'. Santa ignorância, ser contra algo que não se conhece profundamente. Para ser contra ou a favor algo ou alguém é preciso saber do que se está falando. Senão, o resultado é sempre subjetivo e pessoal: somos contra tudo e todos que não são parecidos com a gente, que não pensam como pensamos, que é o que não somos mas gostaríamos de ser.
Assistindo a uma palestra que inclui a explicação sobre transgênicos, comecei levemente a entender o que seja a transgenia. Uma nectarina por exemplo, é um cruzamento de pêssego com ameixa, mas não é transgênica. É um enxerto mecânico, não há manipulação genética. A transgenia, pelo pouco que entendi, é quando se mistura gens de diferentes classes da natureza, como um gen de um vegetal com um gen de um animal, por exemplo. Misture o gen de um camarão e o gen de um grão de arroz, aí sim você terá um transgênico, além de uma ilusão futura de um belíssimo risoto al mare.
O 'trans' é que dá esse tom de 'cruzamento entre espécies diferentes'. O palestrante disse que nós também somos transgênicos,já que temos vírus, bactérias e outros bichos incorporados à nosso organismo. Sei,não.
Acho que como todo matuto, enquanto não entendo, vou sendo contra.
Se o mundo estava mais ou menos bom pra mim enquanto os transgênicos não existiam, vamos deixar assim mais um tempo até que a gente entenda melhor. E, claro, como todo bom ser humano incoerente, uma vez ou outra na vida, a gente come uma batatinha Pringles (transgênica) na mesa do buffet da festa boca livre.
A industrilação da natureza assusta, tanto a clonagem de pessoas e animais, fazendo gente em série como nos assustadores filmes de ficção classe C quando a modificação genética que cria coisas com uma perfeição suspeita. Lembro que o Lobão, numa entrevista, disse que as mulheres moldadas à cirurgias plásticas tinham a beleza de um pêssego transgênico.
Qualquer dia, quem sabe, a televisão, que afinal é uma concessão do governo e tem um compromisso social, possa fazer um especial sobre o tema e explicar enfim exatamente o que é, de onde veio, para onde vai e o que prentende.
Enquanto isso, a gente aproveita pra pensar na delícia que é uma horta caseira, uma verdura sem agrotóxico, uma fruta apanhada no pé.
A gente aproveita pra viver a vida, do jeito que ela realmente... é.
bom dia.

Nenhum comentário: