12/01/2002

Dia de Ação de Graças a Deus que eu sou Brasileira!
No dia 28 de novembro, quinta feira passada, foi Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da America, o famoso Thanksgiving Day.
Como eu não sei exatamente o quê ou por quê essa data é tão importante para os norte-americanos, mais até que o próprio Natal, fiquei com aquele déficit cultural que faz a gente se comprometer a pesquisar na web, uma hora ou outra dessas.
Enquanto comentava o fato no trabalho, um colega comentou que, o hábito de dar festas e comer perú no Dia de Ação de Graças está chegando ao Brasil.

-"O quê??? Thanksgiving no Brasil??Enlouqueceram, é?" - disse eu, indignada

- "É, sim, tanto é que no ano passado eu fui convidado para uma festa de thanksgiving aqui em São Paulo, com perú e tudo", disse meu colega.

Fiquei passada. Será que os americanos andaram botando algum composto químico na Coca-Cola e nos hamburgueres que fazem com que os brasileiros não apenas aceitem mas desejem ficar americanizados?

Achei que Halloween já era suficiente, mas Thanksgiving seria demais. Assim, finalmente lembrei (agora ) de ver uma explicação simples para o que é Thanksgiving. Achei, no Guia dos Curiosos, que comento aqui:

"Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é comemorado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês de novembro (quarta quinta feira, é muito bom!) e sua celebração talvez seja mais significativa que o Natal. ( É o que todo mundo diz mesmo)

Segundo a tradição, o primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621, entre os colonos ingleses que tinham fundado a colônia Plymouth, estado de Massachusetts. (Ah, de fato tem tuuuuudo a ver bom o Brasil...) A festa foi feita junto aos integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos. Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses(Como é que é??E será que agora os ingleses são eles e os índios somos nós??).

Mas não há evidências de que os participantes da comemoração tivessem pensado naquilo como uma festa de agradecimentos. Só em 1789, por idéia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado. (Gente! Eu preciso avisar a perua que é amiga do meu amigo, que elatá servindo peru e fazendo feriado a pedido do George Washington!! Será que ela sabe quem é?)

Apesar de a primeira festa datar do século XVII, sua origem provavelmente vem dos festivais de colheita que eram tradicionais em várias partes do mundo desde a idade antiga. Muito antes de os europeus estabelecerem-se na América do Norte, no leste europeu já eram celebrados os festivais de colheitas. Nas ilhas britânicas, no dia 1º de agosto se comemorava a colheita do trigo. Se a safra não tivesse sido boa, o feriado era cancelado. (Ah, essa parte eu acho linda, adoro colheitas e festas pagãs.)

Outro importante precursor do Dia da Ação de Graças era o costume que protestantes ingleses tinham de escolher datas especiais para agradecer às graças divinas. Isso, no entanto, não acontecia regularmente; eles faziam essas comemorações em épocas de crise ou logo após um período ruim ter passado.(Será que a crise acabou?? ) Essas comemorações eram ocasiões religiosas sérias e pouco se assemelhavam às atuais festas.

Atualmente, a festa é uma celebração doméstica, centrada na família e no lar. As manifestações públicas têm espetáculos e paradas. (Depois da Ilha de Caras e do Castelo de Caras, é possível que eles façam um Cassino de Caras em Las Vegas e aí, vai ter festinha de Thanksgiving para todas as peruas do Brasil!)




Nenhum comentário: