10/11/2003

Ler e saber, viver e escrever

Eu me sinto o próprio Paulo Barboza apresentando os convidados do seu programa, dizendo "e como a gente aprende com eles!", adaptando, é claro para os queridos leitores. Todo dia a gente aprende alguma coisa. Aprendi ontem que, para algumas pessoas, comentar e não receber uma resposta minha é motivo para ficar magoado. A moça que me contou isso estava muito chateada. Entrou no blog, deixou um comment, voltou a post para ver minha resposta e... não estava lá. Ela ficou de mal do blog. E na primeira oportunidade que teve de me ver ao vivo, reclamou. Estava meio que de mal comigo também.

Não tinha noção de que existia essa expectativa. Não é geral, imagino, deve acontecer mais com quem entra pouco ou comenta pouco. As pessoas que se relacionam mais frequentemente com o blog, comigo, com os comments, com os outros, não esperam ver todos os seus comentários respondidos. Não todos, mas acho que se eu não responder nenhum nunca, realmente, fica chato.

Vou aproveitar e responder todos os comments de um post abaixo chamado "Minha vida é um blog aberto", porque fala do meu ofício, escrever. Dr D, acredita que escrever é fazer uma conexão. Tom Taborda acrescenta que devemos mesmo viver e agir independente das câmeras estarem ligadas ou não. É como eu penso. Liberdade não é a ausência de vigilância e sim, independência dela. A maioria esconde, disfarça, usa máscaras. Daí o sucesso dos reality shows em todo o mundo, oportunidade de flagrar publicamente, a queda da máscara ao vivo.

Diego gostou do post e quer marcar hora certa pra papo furado. Sempre às ordens! papo furado é a especialidade do chefe...

Madame concorda, que pensar nas pessoas bloqueia mesmo. Eu não penso, senão, não escrevo. Se eu levar em conta que meus sócios, meus colaboradores, meu pai, meu marido, meus filhos, meus amigos, meus leitores e até meus desafetos estarão lendo meus posts não vai ter auto censura que chegue.
(Aliás, sou tão idiota que sempre penso nisso quando leio um livro picante, com confissões profundas: "será que ele tem pai e mãe vivos? e quando eles lerem isso? Tão Freudiana dúvida, ó!)

Dani Assaf, minha provedora de chocolate, dá bom dia. Bom dia!

Ritoca vai sair de férias nos próximos vinte dias. Tambémvou sentir saudades. Mas é este 'esvaziar-se' que trará novo conteúdo, Ritoca... vai fundo...e livre-se de tudo o que é ras

Munique comemorou o fato de ser livre e Nair celebra a liberdade de escrever o que sente, mesmo que ninguém leia.

Pronto. Agora me sinto mais feliz, antes do meio dia e meia.

Nenhum comentário: