1/05/2004

Assolan, Nizan e nananinanan

#####
Revolta
Estou revoltada. Só não demonstro porque o clima de praia baixa minha pressão e até minha ira amolece. Sempre fui uma fiel adepta de Bom Bril, Carlinhos Moreno, Washington Olivetto e W/Brasil e continuo sendo. Nunca havia usado Assolan e mesmo sem conhecer o produto, peguei bode as sobrecapas da revista Caras que tive que arrancar dezenas de semanas em 2003, sempre com o bonequinho do Assolan na capa. Vi o merchandising virtual e achei bem bonitinho mas não me animei a comprar. Até que cheguei aqui em Barra do Una e encontrei um saco de Assolan no meu armário. Foi aí que a coisa se deu.

@@@@@
Experiência
Peguei um assolan e achei-o estranho. Apesar de ser lã de aço como o trocadilho do nome propõe, aço-lã, a sensação tátil e têxtil é de pó. Ao rasgá-lo ao meio (velho hábito adquirido há décadas...), percebi que ele não é tão 'firme' quando o bombril. Mas o problema mesmo aconteceu quando fui usá-lo para arear panelas, palavra que vem de areia, porque mulheres do mundo inteiro sempre usaram areia da beira de rio para dar brilho ao metal. O maldito assolan simplesmente desmancha! E o que sobra, enferruja a olhos vistos. Dá pra você parar e ficar observando o assolan enferrujar!

!!!!!
Absurdo
Acho que para uma aula de química inorgânica o Assolan deve ser perfeito mas decididamente, não serve pra ser usado na pia. Não pode ser molhado, esse é o fato. Talvez, a seco, para desgrudar sujeira do vidro, para ser colocado na ponta da antena interna da TV portátil ou para encher coque de cabelo ele seja ótimo. Mas não nasceu pra pia. Um absurdo. Além de nunca mais pegar um assolan na mão, vou desrecomendar pra todo mundo. Onde quer que eu vá, no campo, na praia, na rua, na fazenda, na escola, no trabalho, falarei mal do Assolan.


+++++
Conjecturas
Como pode um produto tão ruim gastar tanta grana em propaganda? Como é que eles têm tanto cacife pra fazer tudo o que fizeram com o Nizan Guanaes? E o Nizan, será que já tentou arear uma panela com assolan? Os criativos usaram? Será que todos eles, envolvidos no processo de comunicação, sabem que o produto é uma solene porcaria e mesmo assim, com os olhos rasos dágua e o coração profundamente ferido, eles se vêem obrigados a criar campanhas para vender M, só pelo vil metal que recebem? Será que somos todos assim? E se a empresa tem tanto dinheiro porque não investiu em um produto melhor? O mundo é mesmo mal assim?

~~~~~
Percepções
Quinze dias de trabalhos domésticos forçados podem ensinar muita coisa a uma mulher, especialmente sobre a ignorância de quem produz as coisas para a vida doméstica. É inacreditável que alguém tenha desenhado, construído e vendido o tanque que tenho aqui, na minha lanvaderia-de bolso. É tão pequena que parece uma versão pocket. Pra você ter uma idéia, ela não tem área suficiente para ser chamada de área de serviço é mais uma lajota de serviço. O tanque só tem 5 gominhos para esfregar e parece ter sido projetado para lavar a roupa que você está vestindo e não a que está dentor do tanque. É o famoso bonitinho mas ordinário. Eu preferia mil vezes estar agachada no beira do rio com o vestido puxado para o meio das pernas. Pelo menos é mais sexy.


^^^^^
Encerrando
Mesmo com problemas de infra estrutura de limpeza doméstica, tenho desempenhado bem minhas atividades. O problema é que hoje acordei desastrada. Primeiro, machuquei meu pé, feio, ao arrumar os beliches que têm estrutura metálica. Enfiei o pé na caminha que fica embutida embaixo do térreo, e acertei o peito do pé num ferro. Ralei a pele, furei a carne e tive que tomar cuidado pra barra do lençol não sujar no sangue que escorria. Prendi a pontinha de um dedo num pregador de roupa novinho, ávido por vingança. Pra coroar de glória, uma água viva encostou em mim no mar e uma pequena mancha vermelha sob meu braço arde sem parar. Não sei se é pessoal mas se o mundo está tentando me fazer desistir das férias agora, a resposta é nananinanan. Ainda tenho muita roupa pra passar, muita comida pra preparar, muitos livros pra ler e muita energia para coletar da natureza e muitos produtos para submeter ao crivo ferrenho de uma dona de casa exigente. Assolan, está, definitivamente, reprovado. A menos que o pacote que achei aqui em casa esteja com o prazo de validade vencido.

Um comentário:

Antonio Roberto Malfatti disse...

Rosana,
Apesar de eu ser do sexo masculino sempre ajudei minha esposa nos cuidados do lar. Sempre lavo louças e panelas e sou fã do bom-bril. Estava procurando uma dica na internet sobre como evitar que o bom-bril depois de usado se enferruje, quando deparei-me com o seu Blog fazendo comentário sobre o Assolan. Eu nunca usei Assolan, mas ao ver os comerciais sempre fiquei com um pé atrás, pois assim como não troco Omo por outra marca, não troco bom-bril por Assolan, ainda mais agora, depois de ler o seu comentário. Quero deixar aqui meu depoimento de que gostei da sua maneira descontraída de escrever. É de agradável leitura. Por falar em dificuldades domésticas, se tiver curiosidade, leia no meu blog sobre a Vassoura Elétrica: http://antoniorobertomalfatti.blogspot.com/