9/03/2003

Achei

Essa idéia de 'liberar os livros no dia 11 de setembro' é uma adaptação de uma idéia chamada BookCrossing, sobre a qual eu li no Blog da Cora, EM AGOSTO DO ANO PASSADO.

Veja o Texto do Book Crossing:

The "3 Rs" of BookCrossing...

Read a good book (you already know how to do that)
Register it here (along with your journal comments), get a unique BCID (BookCrossing ID number), and label the book
Release it for someone else to read (give it to a friend, leave it on a park bench, donate it to charity, "forget" it in a coffee shop, etc.), and get notified by email each time someone comes here and records journal entries for that book


E aqui o post da Cora: Habent sua fata libelli, onde Cora Rónai explica:

"É assim: você revira as suas estantes, encontra livros que gostou de ler mas que estão lá quietos, sem serventia. Então libera esses livros, dando-os a amigos ou deixando-os soltos em lugares onde possam vir a ser encontrados por outros leitores.

Antes de fazer isso, porém, você registra os livros na página oficial do BookCrossing, onde eles recebem uma ID. Você pode deixar seus comentários a respeito deles, e deve anotar a ID e o endereço do site nas folhas de rosto. O próximo leitor vem ao site, dá sua opinião e, espera-se, passa o livro adiante...

Sempre soltei livros em viagem, mas nunca soube o que aconteceu com eles depois. Vai ser engraçado poder, eventualmente, acompanhar o seu destino..."


Pois já tem gente se apoderando desta idéia como autor desta liberação de livros, marcando a data de 11 de setembro e misturando o movimento com Flash Mob. Coisa de doido. Salada de alhos com bugalhos servido no cú-c'as-calças.

É a mesma loucura dos spammers que pegam pedaços de texto, vão adicionando outras coisas e montam seus Frankensteins via email, como o famoso "Totem da Sorte".

Se a idéia do BookCrossing é boa? É genial. Não é engraçadinha, é genial mesmo. Se o post que a Cora escreveu sobre isso é bom? É emocionante. Lindo, sensível, maravilhoso. Pro cara que recebeu o email, publicou no blog, sem nem creditar a fonte, nada. Nem um link. O ostracismo. E só.


Nenhum comentário: