9/03/2003

É normal mas é chato
Todo mundo tem um ego imenso. O ego é o 'eu' que supomos ser, grosso modo. (O chefe do eu, o administrador executivo da nossa personalidade.) Pensei em pesquisar bem na rede par dar uma definição genial, mas foda-se meu ego pentelho sempre querendo ser mais que os outros, sempre querendo escrever meus posts. Se estiver errado, errado ficará. Li na folha de são paulo um dia, que o Freud, quando oficializou a existência do ego, chamou o bicho de 'ich' em alemão, um mero 'eu' e que teria sido o tradutor que inventou o termo 'ego.' Imagine o ego do tradutor.

Mas o ego da gente é tão grande que até quando você aponta um defeito sem dizer o sujeito todo mundo já veste a carapuça. Porque o ego quer ser IMPORTANTE, não importa nem se é pro bem ou pro mal. Ele aceita elogios E ofensas, contanto que projetem a sua existência. O ego quer ser GRANDE , não necessariamente bacana.

Foi o ego que criou a frase "Falem bem ou mal mas falem de mim". (tudo isso, por favor é o que EU acho, é da minha cabeça, não tem nenhum fundamento científico. )

O Ego não é nada burro e sabe que A SOMBRA DE UMA COISA PEQUENA PODE SER ENORME. Então, mesmo quando ele percebe que é pequeno e que não está conseguindo ficar grande, ele faz tudo para ter PROJEÇÃO.

A projeção da sombra da gente pode ser imensa. E a melhor ferramenta para projeção é a... LUZ. E onde tem luz? No palo, no centro dos fotógrafos e, principalmente, no cinema e na TV. Pronto. Feito o link: luz mais imagem, igual a projeção.
Por isso todo mundo quer sair na foto, na revista caras e na televisão. Cinema então, seria o suprasumo, mas é coisa de Hollywood.

A televisão projeta a nossa imagem, é um fato. Ela não apenas amplia no sentido de ficar grande, se a tv for grandona, mas ela multimplica nossa imagem em milhões de televisores.
Isso é...a FAMA. O ego quer FAMA.

E outra ferramenta muito boa para o ego conseguir fama é a Internet, porque ela multiplica-se rapidamente e, melhor pro ego, em todo o MUNDO.

Assim, é muito comum qeu nossos egos valorizem coisas como 'você viu? saiu uma notícia sobre mim/meublog/meu cachorro ... num site...americano! alemão! inglês!'. O ego fica todo inflado e feliz, um sapo-ego-boi.
Nossos egos (o meu, o seu, o nosso) adoram tudo o que tem MEDIDA, porque a medida é comparativa. Medir é comparar com um padrão.
Assim, amamos contadores cheios, muitas notícias publicadas, muitos leitores, muitos espectadores, muitos emails, boas colocações em ranking de links visitados.

Tudo isso é ego.
Eu recebo muitos contatos de ego por dia, que muitas vezes, me enchem o saco. Porque sempre tem o meu ego querendo se projetar e outro egos me usando como tela.
Tem um garoto, por exemplo, só me passa icq pra falar dele. Ele atualiza o site, manda um icq. Ele granha um prêmio, manda um icq. Compra um objeto, manda um icq. Eu não sei como dizer pra ele que eu não tenho o mais remoto interesse em saber disso e, que se ele, como eu, adora falar sobre si mesmo, é só botar no blog dele, naõ precisa ficar me avisando todo santo dia por icq e por email também.

Isso não vale pras pessoas queridas. Essas a gente gosta de saber, e que acariar o ego que elas nutrem, porque elas também nutrem o ego da gente quando precisamos. É uma troca.
Outro dia, cheguei a brigar (de leve) com meu marido por causa do ego dele. Toda vez que acontece uma coisa boa só pra ele, ele me telefona e diz:
- tenho uma ótima notícia!
E lá vou eu acreditando que a notícia boa é pra gente. Mas em geral, é algo muito dele.
Mas aí, eu mando meu ego calar a boca e digo:
- mas se ele é o homem que eu amo, como é que uma boa notícia pra ele pode não ser uma ótima notícia pra mim?
Claro que é. Quem sabe disso é o meu coração.
Mas quem disse que meu coração sempre tem acesso ao mundo fechado, paranóico e obsessivo do meu ego?

Egotrip, todo mundo tem. Mas é uma viagem micada, sem volta. Não recomendo pra ninguém essa viagem solitária do ego. Ela pode ser boa pra gente mas é muito chata pros outros.

Nenhum comentário: