9/04/2003

Adaptação!

Cheguei na Synapsys e sobre minha mesa, encontrei um envelope bem grande, da editora Rocco. Abri-o. E encontrei uma pasta prateada da editora, daquelas com elástico, muito elegante. Abri a pasta.

E meu coração foi tomado de sobressalto: era o livro "O Ladrão de Orquídeas", de Susan Orlean, acompanhado de um cartão muito gentil e afetivo assinado pela Julia Marinho, Assessora de Comunicação da Rocco, uma querida leitora deste blog, como você. Fiquei perplexa com a dupla surpresa. Sim, porque além de adorar o presente eu não sabia que o livro era real! Pensei que fosse uma ficção do roteirista de Adapatação, Charlie Kaufman. Achei que, por ele ter inventado um irmão gêmeo, Donald Kaufman (que, embora não exista, assina o roteiro do filme na própria capa do DVD) o livro no qual o filme é baseado também fosse uma criação dele.

Mas Julia me disse ao telefone que não, é tudo verdade. Ou quase tudo. A repórter existe, de fato foi convencida a transformar a série de reportagens em livro, de fato Kaufman foi contratado para adaptar o livro pra o cinema e, de fato, não conseguia fazê-lo. E, a grande sacada, foi ter feito o filme sobre o fato de não conseguir adaptá-lo.

Que bela maneira de começar a manhã.
O livro que Julia mandou, foi a minha orquídea.

Nenhum comentário: