3/28/2003

A volta ao bairro ouvindo a CBN em 5 quilometros
Corri 5 quilometros, nada mais. Com o rádio ligado na CBN e o cronômetro acionado, não pude dizer as horas para uma mulher sem relógio que perguntava a quem passava. O grande comentário de Heródoto Barbeiro e seus entrevistados era a declaração da advogada de Fernandinho Beira Mar,Cecília Machado , ao Jornal do Brasil. A polêmica declaração, que é a manchete da matéria do jornalista Hugo Marques,''Eu recebo dinheiro do tráfico'' é, na minha opinião, apenas um exercíco de lógica. Se ele está preso por tráfico, se ele é traficante e ganha a vida com o tráfico, com que dinheiro ele pagaria a advogada, com a mesada dos pais? Não estou defendendo ninguém, mas alguém achava que vinha de outro lugar? E mais, desde quando o tráfico é responsabilidade dos advogados? Não é a polícia que tem que combater o narcotráfico? Claro que a sociedade como um todo tem que participar do combate ao narcotráfico, mas não cabe ao advogado pesquisar a origem do dinheiro de quem lhe paga. O advogado de um cliente acusado de corrupção ou desvio de verba, por exemplo, recebe dinheiro vindo da onde, da venda de limonada na barraquinha? E os escritórios de advocacia que defendem os mafiosos, por acaso são pagos com o dinheiro da venda de rifas?
Acho engraçado. Basta alguém dizer uma verdade que todo mundo sabe mas ninguém diz e vira um show.
Porque no Brasil, aceita-se toda e qualquer podridão. Fazer pode. Só não pode falar.
Mas valeu. Fiquei revoltada e corri melhor.

Nenhum comentário: