4/10/2003

A nova marca do Brasil
Está no site da radiobras, com uma explicação sensacional:

Visualmente, a marca procura conciliar um traçado artístico e uma moderna apresentação com a raiz do Brasil profundo, representada no traço rústico da bandeira no centro da composição. Conceitualmente, propõe a inclusão como plataforma. Um país de todos significa um país de oportunidades iguais, em que todos tenham acesso a direitos fundamentais e possam atender às suas necessidades básicas. Um Brasil de todos também resgata a imensa carga de cores de um país tropical. O Brasil de todas as cores está na cesta multicolorida das comunidades afastadas do interior ou nas fachadas dos arranha-céus das grandes cidades.
A marca oficial do governo federal busca resgatar toda a multiplicidade de influências, realidades, estéticas, costumes e valores, de raças e etnias brasileiras. A marca rompe uma tradição, ao incorporar elementos visuais nunca antes associados a um símbolo governamental. Inverteu-se a equação segundo a qual uma marca concebida em Brasília deveria ser "levada" a todos os rincões do país. Ao contrário, a nova marca assume a necessidade de levar mais Brasil para Brasília. A intenção é mostrar um governo mais próximo das pessoas, mais próximo da realidade dos cidadãos, mas próximos do Brasil.
Um país de todos começa com um governo que tem a cara do Brasil.
A marca foi concebida e criada pelo publicitário Duda Mendonça, que a doou ao governo federal.


Bom, prá mim, parece apenas que o Duda Mendonça apenas seguiu a própria cartilha: fez a primeira coisa que todo publicitário faz para um cliente, que é mexer no logotipo. E depois, pegou o verde-amarelo-azul-e-branco e tacou um vermelho do PT. Fez, mas não escreveu isso na defesas. E, claro, incluiu um pretinho básico. Sem querer ser chata, já entrevistei o Duda Mendonça. Na fazenda em Salvador onde ele cria galos de briga. Achei que o logotipo, aliás, ficou com cara de pena de galo de briga, que, até onde eu sei, é contravenção no Brasil. Uma reportagem da IstoÉ diz que são mais de 150 galos.

Nenhum comentário: