12/31/2003

Jornalismo, IML do mundo
Fiquei assistindo a um canal de notícias na direct tv. Impressionante. A gente já sabe que as agências de notícias só divulgam desgraça mas os canais que não produzem nada e apenas compilam as desgraças planetárias acabam transformando os jornais em IMLs eletrônicos, trazendo corpos de todos os países.
Você acompanha vinte minutos de acidentes, desgraças, cataclismas, crimes hediondos e descobre porquê os os apresentadores estão tão desanimados.
Não que devessem ser bobos alegres contando historinhas, mas um pouquinho de felicidade não faria mal a ninguém.
Deve ser por isso que o esporte cresce tanto, é o único assunto dito 'jornalístico' que não tem os cadáveres por objetivo, mesmo que eles até aconteçam.
O jornal me fez lembrar uma cena de um filme do divertido Monty Python, que mostrava uma cena na idade média em que um recolhedor de mortos da peste bubônica gritava 'bring out your dead!', puxando uma carroça. Um dos caras na carroça berrava que estava vivo ainda e o puxador de carroça logo deu um jeito de mudar o fato.
Acho que no caso da gente 'bring out our dead', só no sentido de jogar fora os fantasmas que nos assombraram durante o ano.
Se o natal é dia de renascimento o ano novo é dia de renovação.
Acho que o tanque me deixou filosófica.

Nenhum comentário: