1/02/2004

O que os textos não dizem
Injusto mas verdadeiro: banco só empresta dinheiro pra quem tem. Da mesma forma, roupa bonita só fica bonita em quem já é bonito. Em gente bonita, até roupa feia dá certo. Deve ser uma regra geral no mundo porque também as receitas por mais explicadas que sejam, exigem que a pessoa já saiba o que está fazendo.

Adoro cozinhar de improviso, criar a partir dos ingredientes mas de vez em quando, ficou louca pra seguir uma receitinha. Assim, depois de passar uma pilha imensa de roupas comecei a planejar o lanche da noite. Decidi fazer uma torta salgada, não dessas em que todos os ingredientes são batidos no liquidificador e jogados numa travessa para assar, mas daquelas em que a gente faz a massa, abre a massa e molda a forma da torta com as mãos, coloca pra assar um pouco, recheia e cobre com outra massa.

Procurei várias receitas e nenhuma parecia boa. Para mim, três xícaras de farinha é muito carboidrato e gordura hidrogenada não me parece poético o suficiente para uma torta artesanal. Assim, acabei encontrando uma receita básica de massa para torta salgada, com farinha, maizena, fermento, leite, sal, óleo e um ovo, que pareceu perfeita.

Segui as medidas ipsis litteris mas ela ficou pegajosa. Qualquer pessoa com experiencia sabe que é só colocar mais farinha, aos poucos, ou ir passando farinha nas mãos, que a massa vai ficando perfeita. Mas alguém que pegasse a receita e não tivesse vivido outros momentos-torta, provavelmente ficaria colada a uma bola de farinha pegajosa com cara de atriz principal em ficção B de pântano.

Segui meu coração, minha intuição e minha experiência em massas e fiz a torta. Ficou ótima, muito leve, com recheio de peito de peru desfiado, ervilhas, milho, cebola, tudo bem molhadinho, excitante mesmo.

Agora, mais de dez da noite, finalmente acabei de limpar a cozinha e num gesto de rebeldia abandonei o avental até amanhã. Finalmente, vou voltar para a Toscana. Estou no meio do livro. Agora, é a vez da autora cozinhar.
Eu, já fechei o boteco por hoje.


Nenhum comentário: